Neilton, diretor de futebol e cotas da Série B: o Vitória de 2019

Presidente Ricardo David adiantou planejamento 2019 em entrevista coletiva; confira em oito tópicos

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 28 de novembro de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arisson Marinho / CORREIO

No primeiro contato com a imprensa após o rebaixamento do Vitória à Série B ser consolidado, o presidente Ricardo David assumiu os erros pelo fracasso em 2018 e forneceu detalhes sobre o planejamento para 2019.

O mandatário rubro-negro falou da montagem do elenco para disputar a segunda divisão, da indefinição sobre o futuro de jogadores caros como Neilton e Willian Farias e confirmou que o Vitória jogará o Baianão com o time sub-23.

Também falou da indefinição em torno das cotas de TV para a Série B do ano que vem e das dificuldades orçamentárias que enfrentará com o time de volta à segunda divisão após três temporadas.

Confira os principais tópicos da entrevista coletiva:

Diretoria vai conversar com quem tem contrato

25 jogadores do atual elenco têm contrato para 2019. Entre eles, contratações reprovadas como o volante Marcelo Meli, o atacante Walter Bou e o lateral Fabiano. “Teremos uma conversa especial com cada um para saber qual a responsabilidade que terão no ano que vem e se estão dispostos a encarar o desafio que será a Série B. Os que demonstrarem isso, vão ficar porque têm contrato. Os que apresentarem dúvida ou restrição, vamos negociar”, disse.

Como ficam os ‘casos’ Neilton e Willian Farias

Neilton e Farias são os atletas mais caros do elenco. Ambos têm contrato para 2019. “São mais caros porque têm valor maior de mercado. Também serão chamados para conversar. Se tiverem interesse, vamos criar condições de ficarem. Agora, não tenho nada contra um atleta que me diz que tem melhor mercado, que diz ‘presidente, tem um time da Série A interessado em mim e quero ir’. Eu vou entendê-los e vamos criar as condições para que essa mudança ocorra”.

Apesar dos erros, diretor de futebol segue no cargo

Jorge Macedo tem contrato até dezembro de 2019. Segundo David, apesar dos erros de contratação no meio do ano, o diretor não será demitido: “Ninguém no futebol é inabalável. Mas Jorge permanece porque tem uma característica que me interessa. Ele viveu a Série B pelo Internacional. Esse aprendizado é muito importante e temos conversado sobre isso. Ele tem me dado boas lições do que não pode ser praticado na Série B. Pela sua experiência, ele segue”."Não se pode admitir que um presidente seja deposto por questões do futebol"

Ricardo David, sobre pedido de impeachment dos conselheirosVitória vai jogar Campeonato Baiano com o sub-23

O Leão disputará o estadual 2019 com o sub-23. A equipe voltará a ser treinada por João Burse, que está como interino do profissional. “Esse grupo já está de férias e volta aos treinos no dia 17 de dezembro. Iniciaremos o Baiano com eles e queremos continuar o trabalho muito bom do Brasileiro de Aspirantes. Esse elenco será enriquecido com a geração do sub-20 que chegou à final do Brasileiro. A ideia é aliviar o início do ano, fazer bem a pré-temporada e evitar as lesões”.

Direção quer técnico com perfil de Série B

Segundo David, o Leão já está buscando treinadores. “Queremos um técnico que teve sucesso na Série B e que entenda as características dela. Já ouvi de dirigentes que um dos maiores erros é tratar um time como se fosse disputar a Série A. Profissionais como Marcelo Cabo, Gilson Kleina e outros interessam. Vamos procurar definir logo isso. Nosso diretor de futebol já está viajando para negociar. Queremos que o treinador sente logo conosco e ajude no planejamento”."Sou a pessoa mais adequada para fazer a reestruturação neste momento. Essa direção aprendeu com os erros"

Ricardo David, confiante para a temporada 2019David quer negociar logo direitos de TV da Série B

O Leão não sabe o quanto ganhará da TV na Série B. Só sabe que terá uma redução drástica do orçamento. “Vamos viajar amanhã eu e Chico (Salles, vice-presidente) para conversar com Globo e CBF. Os valores da Série A já estão definidos, os da Série B não. Abrimos conversa também com Caixa e Ambev para renovação dos patrocínios. Queremos garantir primeiro o que já temos. Uma vez garantidas, vamos elaborar um orçamento 2019 compatível com estas receitas”.

Presidente não teme pedido de impeachment

Um grupo de conselheiros pediu o impeachment do presidente na semana passada. Apesar do pedido seguir em tramitação, David se diz tranquilo: “O presidente do conselho (Paulo Catharino) disse que não encontrou materialidade. Não se pode admitir que um presidente seja deposto por questões do futebol. Outros fracassaram no futebol e não foram depostos. As críticas são grandes, mas não temos indício nenhum de conduta temerária de questões financeiras”.

Portas da Toca abertas para ex- presidentes

Apesar das críticas de Alexi Portela e Paulo Carneiro, David quer ouvi-los. “Serão muito bem-vindos, principalmente pelo fato de terem vivido a experiência de queda para a Série B. Esse conhecimento será importante para mim nesse momento, aprender como lidar com  a situação. Alguns deles aprenderam com o rebaixamento e conseguiram na sequência coisas maravilhosas. Nós estaremos mais abertos do que já estivemos. É importante conversar com quem já viveu isso”.