Assine

Neilton participa de 46% dos gols do Vitória quando está em campo


 

Camisa 10 do Leão marcou 16 tentos e tem oito assistências na temporada

  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 28/05/2018 às 19:29:00
Atualizado em 18/04/2023 às 11:25:05
. Crédito: Maurícia da Matta/EC Vitória

Se por um lado a torcida do Vitória e o técnico Vagner Mancini cobram contratações para qualificar o time dentro do Campeonato Brasileiro, por outro todas as partes têm uma certeza: a camisa 10 do Leão está muito bem representada pelo atacante Neilton.

Com ele em campo é quase garantia de que o Vitória vai fazer gol. Artilheiro isolado do rubro-negro na temporada, com 16 tentos, Neilton lidera também o número de assistências, com oito. Com o cara em campo, a equipe marcou 52 dos 63 gols que fez até aqui em 2018. Neilton, por sua vez, foi responsável direto por 46% dos gols do Leão nas 30 partidas em que atuou. 

Contra o Ceará, o destaque do time deixou o atacante Wallyson em situação confortável para apenas tirar do goleiro e abrir o placar. E foi dele o gol de pênalti que selou o triunfo por 2x1. Já diante do Botafogo, foi a vez de Denílson se beneficiar da qualidade de garçom de Nei e deixar a sua marca.

“Neilton vive uma fase diferente das equipes onde ele jogou. Ele tem uma liberdade de criação, para chegar na área, cair nos lados. Isso fez bem ao Neilton. Ele é nosso artilheiro na temporada, vive momento especial”, elogiou o técnico Vagner Mancini.

O treinador, no entanto, faz um alerta para o desgaste que o atacante vem sofrendo, afinal, ele só ficou de fora de seis partidas do Leão em 2018. “No segundo tempo desses últimos cinco, seis jogos, tenho falado com ele quase sempre para que a gente saiba se ele não vai passar da conta. Ele era dúvida no jogo, entrou com dor no joelho. Ele levou pisão no pé, mas é um atleta que se supera muito, não quer ficar fora, briga, vai contra decisão dos médicos. Isso é importante quando o técnico detecta que o atleta quer jogar. Essa gana, essa vontade faz com que todo mundo fique contagiado no grupo. É importante quando nosso destaque quer jogar e corre tanto no jogo, mas eu estou sempre atento para que a gente não perca por uma sequência de jogos”, continua Mancini.

Na quarta-feira (30), contra o Inter, no Barradão, Neilton mais uma vez será a esperança de gols do Vitória. O time gaúcho, inclusive, já foi uma das vítimas do “menino Nei” este ano. Foi de Neilton o gol da vitória por 1x0 sobre o colorado, na quarta fase da Copa do Brasil. O resultado levou a partida para os pênaltis e o Leão avançou. 

Quem também deve estar em campo é o zagueiro Kanu, que cumpriu suspensão na rodada anterior. Já o meia Rhayner recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora da partida, assim como o reserva Yago. Na terça (29), o elenco volta aos treinos e Mancini terá a oportunidade de definir o time que começará o confronto. 

O duelo pelo Campeonato Brasileiro será o terceiro embate entre os times neste ano. Os dois anteriores foram pela Copa do Brasil. Houve um triunfo para cada lado: 2x1 para o Inter no Beira-Rio e 1x0 para o Vitória no Barradão.