Neojiba se apresenta neste domingo (1º) no TCA

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de março de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Neste domingo, às 17h, começa a Série Neojiba no TCA deste ano. O projeto teve início no ano passado e reinicia agora com uma homenagem ao maestro venezuelano José Antonio Abreu (1939-2018), morto no sábado. 

O músico foi o criador do El Sistema, núcleo de orquestras venezuelano que inspirou a implantação do Neojiba na Bahia. “Ele foi o precursor desse modelo há mais de 40 anos, investindo na juventude e dando a ela a oportunidade de um desenvolvimento musical à altura do que ocorre no hemisfério norte”, diz Ricardo Castro, fundador e diretor geral do Neojiba.

Ricardo será o regente do concerto deste domingo, junto com o venezuelano Eduardo Salazar, que fará uma participação. A apresentação terá composições de  Brahms, Wagner, Tchaikovsky e Gershwin. Os destaques do repertório são Abertura Festival Acadêmico, Abertura-fantasia Romeu e Julieta e Abertura 1812.

Ricardo Castro explica o que são as aberturas: “A abertura normalmente é seguida por uma ópera. Nela, o o compositor faz um resumo dos temas da ópera, enquanto a cortina está fechada. São curtas e raramente passam de 15 a 20 minutos”.

A série Neojiba no TCA começou no ano passado e leva ao palco do Teatro Castro Alves vários grupos do Neojiba. “Implantamos essa série para que o público, numa mesma apresentação, possa escutar um coro, um grupo de violão ou um pianista tocando”, diz Ricardo Castro. Neste domingo, estarão três formações do núcleo de orquestras baiano: Orquestra Castro Alves, Orquestra Juvenil da Bahia e Coro Juvenil.

O estudante Raysson Lima, 13 anos, é um dos integrantes da Orquestra Juvenil e estará no TCA domingo. Percussionista desde os seis anos de idade, entrou no Neojiba em 2013. Dedica cinco horas de cada dia à música. “A música é o que me deixa feliz e vai abrir portas para mim na vida”, diz o jovem, que planeja estudar música também quando entrar na faculdade.

A colega dele, Bruna Cavalcante, 14, contrabaixista, está no Neojiba há dois anos. Escolheu o contrabaixo por acaso, porque não havia vagas para a turma de violino. “Ninguém conhece contrabaixo, né? Mas eu entrei quando estavam precisando de contrabaixista e acabei adorando o instrumento. Não troco pelo violino de jeito nenhum!”, diz Bruna.

Neojiba no tca. Teatro Castro Alves (Campo Grande). domingo (1º), 17h. R$ 4 | R$ 2