Netflix empresarial

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Hugo Brito
  • Hugo Brito

Publicado em 3 de abril de 2019 às 10:06

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Que tal não ter que fazer um novo treinamento toda vez que entra um funcionário? E ter à disposição de quem já está na empresa os alinhamentos mais importantes de forma mais eficaz do que enormes documentos de leitura demorada? Essa é a ideia que fez a “Netshow.me”, empresa focada em transmissões ao vivo pela internet que transmitiu mais de 3.000 vídeos para 130 empresas no ano passado, expandir sua atuação com a aquisição de uma startup do Rio Grande Norte, a “Sign Up”. Agora os clientes da empresa podem construir uma mini Netflix com esses conteúdos empresariais para permitir uma disseminação mais orgânica do conhecimento. Outras empresas, como as do ramo de educação, por exemplo, podem inclusive usar essa tecnologia para ganhar dinheiro vendendo assinaturas para dar acesso a palestras e até cursos completos on-line, entrando no milionário mercado OTT (Over The Top – vídeos online) que deve movimentar cerca de US$ 60 bilhões em 2020. A empresa agora quer vender o serviço para outros países e almeja se tornar a maior do mercado de vídeos online da América Latina, com potencial para competir globalmente. 

Médico da família online

O Brasil já é o sétimo maior mercado em quantidade de startups ligadas ao ramo de saúde. Alguns exemplos dessas empresas mostram que, também na saúde, a tecnologia está quebrando paradigmas, inaugurando novos hábitos e até mesmo resgatando outros já perdidos. O antigo médico de família, por exemplo, está sendo resgatado pela Amparo, empresa paulista de tecnologia e saúde, que já torna possível realizar consultas, terapias e procedimentos de baixa complexidade à distância. Profissionais disponíveis 24 horas por dia, através de um aplicativo para smartphone, podem acompanhar tratamentos em casa, como aquela febre que vem no meio da madrugada, e indicar procedimentos de forma segura. Da mesma forma o contato online pode indicar que é hora de procurar um atendimento de urgência. Nos casos sem gravidade a primeira conversa, feita de casa com o médico da família usando um aplicativo de vídeo chamadas vira uma consulta presencial onde o paciente é recebido pelo médico já conhecido e acompanhado de um enfermeiro e um técnico de enfermagem, quando necessário. O serviço ainda é restrito a São Paulo.

Laboratório Virtual

Na mesma linha da tecnologia aplicada à saúde uma outra startup do ramo médico é a curitibana Hi Technologies. Ela criou o HiLab, que oferece serviços laboratoriais através de uma rede de farmácias conveniadas. Nelas é colocada uma pequena máquina que faz o exame. A amostra de sangue vem de gotas extraídas da ponta do dedo com aquelas agulhas descartáveis usadas para medir o açúcar no sangue. A fita de papel especial onde o sangue é colocado tem reagentes específicos que são, então, lidos pelo equipamento que envia os dados para a central no Paraná. Eles são analisados por especialistas que dão o resultado e geram o laudo oficial assinado e dentro dos padrões internacionais de segurança para as análises. Saber o colesterol, ter certeza de uma gravidez, entre outros exames de baixa complexidade, segundo a startup, não demora mais que 15 minutos. Uma outra empresa, a 99 fórmulas, vai na linha da praticidade. Ela permite que tirando a foto de uma receita de medicamentos a serem manipulados, seja feita uma cotação rápida que é enviada ao cliente pelo celular. Depois de escolher onde prefere que seu remédio seja feito o produto chega em casa em até 24 horas.

Robótica em bairros carentes

Foi inaugurado no último dia 26 o primeiro laboratório de robótica de Lauro de Freitas, no Projeto Crescer, localizado na Rua Marília Tereza dos Santos, 328, na Lagoa dos Patos, em Ipitanga.  O laboratório vem de uma parceria entre o município, o Instituto Include-Campus Party e a ITS-Brasil. Lauro de Freitas quer abrir mais 20 unidades como essa, em escolas municipais. Francesco Farruggia, do Include-Campus Party, que veio para a inauguração do espaço, frisou que o objetivo é expandir a iniciativa ainda mais no estado. Os próximos laboratórios de robótica serão implantados em Itinga e Portão. Atualmente 3.000 alunos são beneficiados com 11 laboratórios de robótica do instituto no Brasil, uma iniciativa que mostra que a robótica está longe de ser uma simples moda educacional, ajudando a desenvolver o raciocínio lógico e permitindo a iniciação no mundo da programação  de computadores de uma forma lúdica.