Neymar marca de pênalti e Brasil bate o Uruguai em Londres

Atacante chega ao gol de número 60 pela Seleção Brasileira e garante o triunfo brasileiro

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 16 de novembro de 2018 às 18:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Pedro Martins/Mowa Press

O penúltimo amistoso da Seleção Brasileira em 2018 terminou do mesmo jeito que os outros cinco compromissos que o time teve após a Copa do Mundo: com triunfo. Tudo bem que a Seleção não teve um desempenho de se orgulhar, mas o gol marcado por Neymar, em cobrança de pênalti, foi o suficiente para o time de Tite bater o Uruguai por 1x0, em amistoso na tarde desta sexta-feira (16), no Emirates Stadium, em Londres. Na próxima terça-feira (20), o Brasil volta a entrar em campo, quando encara Camarões, no último jogo da temporada.   Apesar do mistério feito por Tite antes do duelo, apenas as mudanças já esperadas foram realizadas. O baiano Walace entrou no lugar de Casemiro, enquanto Renato Augusto ganhou a vaga de Coutinho no meio-campo. Antes do início do jogo, foi prestado um minuto de silêncio em homenagem ao gaúcho Aldyr Schlee, criador da camisa amarela do Brasil, em 1953, falecido na quinta (15) à noite. Quando a bola rolou, o domínio foi brasileiro.

Explorando as jogadas pelos lados com Neymar e Douglas Costa, o Brasil passou a incomodar a defesa uruguaia. Aos dez minutos, Neymar aproveitou o cruzamento da esquerda de Filipe Luís mandou para as redes, mas o assistente marcou - corretamente - impedimento do atacante e anulou o tento.

Já o Uruguai entrou em campo buscando os contra-ataques. A primeira chegada do time celeste aconteceu no erro da defesa brasileira. Danilo tentou passe para Walace na frente da área, Suárez roubou e bateu forte, obrigando Alisson a mandar para escanteio.

A partir dos 25 minutos, o nível da partida caiu tecnicamente e o duelo passou a ser marcado por muitas faltas no meio-campo. Antes do fim do primeiro tempo, o Uruguai voltou a assustar. O cruzamento de Suárez achou Cavani livre na área. O atacante do PSG chegou batendo de primeira, mas Alisson fez grande defesa.

Neymar salva  No segundo tempo, o Uruguai voltou com uma postura diferente. Marcando sob pressão, os uruguaios passaram a sufocar a defesa brasileira. Na saída errada de Marquinhos, Suárez tocou de primeira e Pereiro emendou chute forte. No lance, o árbitro ainda viu falta de Miranda sobre Pereiro. Suárez foi para a cobrança e obrigou Alisson a fazer boa defesa. Minutos depois, os uruguaios voltaram ao ataque. Pereiro cruzou na área, Vecino tentou de cabeça, mas mandou por cima. 

Aos 15 minutos, Suárez voltou a aprontar. Na jogada individual, ele passou por dois brasileiros e cruzou para Cavani, que não conseguiu chegar em tempo de concluir. Para tentar mudar o panorama, Tite sacou Renato Augusto e Douglas Costas e promoveu as entradas de Allan e Richarlison, respectivamente. A mudança deixou o Brasil mais veloz, mas a Seleção seguia com dificuldade para criar as jogadas. 

Quando o Uruguai parecia mais perto do primeiro gol, a sorte do Brasil começou a mudar. Aos 30 minutos, Laxalt fez falta em Danilo dentro da área: pênalti, que Neymar bateu e anotou o gol brasileiro. O gol animou o Brasil, que por muito pouco não ampliou sete minutos depois. Neymar fez boa jogada na esquerda e lançou para Richarlison. O atacante do Everton bateu de primeira e a bola passou muito perto.  Com o placar adverso, os uruguaios passaram a apelar para a pancadaria. A estratégia não foi suficiente para igualar o placar e restou apenas lamentar a derrota.