Neymar, Marcelo e Tite são indicados ao prêmio de melhor do mundo

Vencedor será escolhido através dos votos de treinadores de seleções nacionais, seus capitães, jornalistas e torcedores

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2017 às 14:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fred Tanneau/AFP

O lateral-esquerdo Marcelo, do Real Madrid, e o atacante Neymar, do PSG, foram os brasileiros indicados ao prêmio de melhor do mundo da Fifa, junto com outros 22 jogadores. Já a meia Marta ficou fora da relação e, com isso, o país não terá representante na premiação feminina. 

Campeão da Eurocopa com Portugal e da Liga dos Campeões da Europa com o Real Madrid, Cristiano Ronaldo desponta como favorito na disputa particular com Messi. Desde 2008, só o português e o argentino ganharam o prêmio masculino. Se ganhar o deste ano, CR7 se igualará a Messi com cinco prêmios.

O Real Madrid domina a lista de indicados, com sete dos 24 candidatos.Por nacionalidade, há equilíbrio. O maior número é de espanhóis, com três: Iniesta, Sergio Ramos e Carvajal. Brasil, Argentina, França, Alemanha, Itália e Chile têm dois indicados (confira todos os indicados abaixo).

O vencedor do prêmio de melhor do mundo será escolhido através dos votos de treinadores de seleções nacionais, seus capitães, jornalistas e torcedores. A votação se encerrará em 7 de setembro e leva em consideração o período de 20 de novembro de 2016 a 2 de julho de 2017. E os três finalistas serão anunciados ainda em setembro, assim como os dos outros prêmios distribuídos pela Fifa. A cerimônia de entrega está agendada para 23 de outubro, em Londres. 

Tite concorre a melhor técnico Decisivo para a seleção brasileira se classificar antecipadamente à Copa do Mundo de 2018, Tite também teve o seu bom começo à frente da equipe nacional reconhecido pela Fifa nesta quinta-feira (17), quando foi um dos 12 nomes indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo. 

Tite está à frente da Seleção desde junho de 2016 e, nesse período, registrou 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, com oito vitórias. Além disso, disputou três amistosos, com dois triunfos e um empate. E esse desempenho levou o Brasil a assumir a liderança do ranking da Fifa. 

A relação de treinadores conta com nomes como o do francês Zinedine Zidane, campeão espanhol e da Liga dos Campeões pelo Real Madrid na última temporada, os italianos Massimiliano Allegri, campeão italiano e vice da Liga dos Campeões pela Juventus, Carlo Ancelotti, campeão alemão pelo Bayern de Munique, e Antonio Conte, campeão inglês pelo Chelsea.

Os outros indicados são os espanhóis Luis Enrique, que deixou o Barcelona ao término da última temporada, Pep Guardiola, do Manchester City, os portugueses Leonardo Jardim, campeão francês pelo Monaco, e José Mourinho, campeão da Liga Europa pelo Manchester United, os argentinos Mauricio Pochettino, do Tottenham, e Diego Simeone, do Atlético de Madrid, e o alemão Joachim Löw, campeão da Copa das Confederações com a Alemanha.

Feminino Entre as mulheres, a americana Carli Lloyd concorre ao tri consecutivo. Suas adversárias na disputa são a australiana Samantha Kerr, as inglesas Jodie Taylor e Lucy Bronze, as holandesas Vivianne Miedema e Lieke Martens, a venezuelana Deyna Castellanos, a dinamarquesa Pernille Harder, a alemã Dzsenifer Marozsan e a francesa Wendie Renard.

Confira a lista dos melhores indicados ao prêmio de melhor do mundo na categoria masculina: 

Neymar - PSG Marcelo - Real Madrid Aubameyang - Borussia Dortmund Bonucci - Milan  Buffon - Juventus Carvajal - Real Madrid Cristiano Ronaldo - Real Madrid Dybala - Juventus  Griezmann - Atlético de Madrid Hazard - Chelsea  Ibrahimovic - sem clube Iniesta - Barcelona  Harry Kane -Tottenham Kante - Chelsea Toni Kroos - Real Madrid Lewandowski - Bayern de Munique  Lionel Messi - Barcelona Modric - Real Madrid Navas - Real Madrid Neuer - Bayern de Munique  Sergio Ramos - Real Madrid Alexis Sanchez - Arsenal Luis Suarez - Barcelona Vidal - Bayern de Munique