Assine

Neymar: o campeão de memes da Copa do Mundo


 

  • Da Redação

Publicado em 23/06/2018 às 05:00:00
Atualizado em 18/04/2023 às 13:45:07
. Crédito: .

Neste sábado junino que tanto esperamos, valorizamos e resmungamos por ter caído justamente num sábado - esmagando o refestelo -, ninguém deve estar muito preocupado se Neymar será o melhor da Copa ou, algum dia, o melhor do mundo.

Mas, quando você, caro leitor ou bela leitora, cortar o bolo de aipim e brindar com um bom licor do sabor preferido, um troféu já estará na prateleira de Neymar e ninguém tasca: o de inspiração para os melhores memes da Copa do Mundo.

Também pudera: nas vésperas do Mundial, o atacante me aparece com uma cabeleira aloirada e um hair design – assim me ensinou a internet - na pegada Cascuda, a eterna namorada do Cascão.

Não satisfeito, mudou o visual para entrar em campo na estreia contra a Suíça, adotando a modalidade Hiena Blond. Ou, como sugeriu umas das tantas chacotas que circulam desde então, o que Neymar fez no cabelo foi uma homenagem à finada Dercy Gonçalves, o que é uma sacanagem com Dercy, óbvio.

Tem quem diga que se dá muita atenção ao cabelo de Neymar e que ele faz o que quiser na cabeça. Tal assertiva seria incontestável se Neymar não estivesse tão preocupado com o cabelo logo durante a Copa, tendo levado não só um como dois “hair stylists” (o popular cabeleireiro) para a Rússia, chegando a mudar de visual mais uma vez para o segundo jogo, contra a Costa Rica – vai ser um corte por partida?

Deixando o salão de beleza para entrar em campo, surgem os memes de jogo, por assim dizer. Ri bastante com um que apresenta o suposto cachorro de Neymar, um buldogue cheio de marra que, diante de um gato, faz uma presepada, ladra o quanto pode e, quando o felino reage sem sequer tocá-lo, desaba no chão com as pernas para cima, tremelicando que nem barata.

E Tite se estabocando no chão quando o Brasil enfim conseguiu romper a retranca costariquenha? Não demorou para a internet vaticinar: era o treinador ensinando Neymar a cair – sem perder o alinhamento do terno, registre-se.

Seguindo a campanha da Rede Globo, alguém com consciência socioeconômica foi preciso: “O Brasil que eu quero é um país onde o preço da gasolina caia igual ao Neymar”.

Como se sabe, tá difícil que o preço da gasolina caia no país. Mas, para Neymar parar de cair, a incessante indústria de memes já achou a solução: basta o craque jogar com o suporte de um andador para bebês, com apoio para as mãos, quatro rodinhas e cores variadas, podendo ele inclusive escolher o que melhor combine com o cabelo.

Talvez assim, de pé, Neymar jogue a bola que sabe (muito) e que dele se espera, o que não foi o caso até agora na Rússia.

Na rede, por enquanto, só há uma certeza: ainda bem que Neymar é jogador de futebol. Se resolvesse ganhar a vida como ator, seria árdua a disputa pra saber quem tem a pior interpretação: o 10 do Brasil ou a namorada Marquezine?

Victor Uchôa é jornalista e escreve aos sábados