No Dia da Língua Portuguesa, conheça as possibilidades do curso de Letras

Graduação em Letras é possível com bolsas de estudo em faculdades e universidades do Brasil

  • D
  • Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2018 às 09:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

Neste sábado, 5 de maio, todos os países que adotam o português como idioma oficial celebram o Dia da Língua Portuguesa, instituído em 2009, em Cabo Verde, durante a 14ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP*. Integrante da CPLP, o Brasil é uma dos países de referência entre os lusófonos. A data, portanto, é uma ótima oportunidade para conhecer as variedades do curso de Letras e Língua Portuguesa para os brasileiros amantes do quinto idioma mais falado em todo o mundo.

Um dos principais fatores considerados pelos jovens para a escolha da graduação é a empregabilidade e, embora a docência na educação básica seja a forma de atuação mais conhecida, existem outras possibilidades. O profissional de Letras pode atuar como revisor, em editoras e empresas de comunicação; como redator, trabalhando em agências de publicidade, entre outros. E, caso tenha certificação em língua estrangeira, pode também atuar como tradutor e intérprete. No entanto, antes de partir para o mercado de trabalho, é preciso conhecer o próprio perfil para tomar a melhor decisão.

Qual o seu perfil: Licenciatura ou Bacharelado?

O estudante que deseja se tornar um letrólogo deve estudar primeiramente o tipo de graduação que deseja. A licenciatura em letras trabalha principalmente nas escolas, ensinando o idioma em todas as séries da educação básica, com aprofundamento em disciplinas ligadas à pedagogia. Já o bacharelado em letras estuda as modificações da língua, a forma como é estruturada, entre outras particularidades.

Habilitações: qual escolher?

O estudante de Letras tem um leque de habilitações, ou seja, de enfoques para escolher: Letras e Língua Portuguesa, Letras e Língua Espanhola, Letras e Língua Inglesa, entre outros. A opção depende do idioma em que o estudante deseja se aprofundar.

Curso de Letras e Língua Portuguesa

No curso de Letras e Língua Portuguesa o estudante se debruça sobre as várias particularidades do idioma: técnicas de expressão, aspectos da oralidade e da escrita, estrutura e funcionamento da língua, literatura brasileira, lusofonia (identidades culturais existentes em países falantes da língua portuguesa), estudos temáticos sobre a história do idioma, entre outras disciplinas.

Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literatura

Além das disciplinas anteriores, os cursos de Letras – Língua Portuguesa e Literatura estudam a Teoria da Literatura, leitura e produção textual, origens e história da Língua Portuguesa, além de se aprofundarem nas escolas literárias, nas obras dos principais autores portugueses e brasileiros, entre outras disciplinas.

Bolsa de estudo para o curso de Letras

Com bolsas de estudo do Educa Mais Brasil, a graduação em Letras e também em suas diversas habilitações é possível com descontos de até 70%, em instituições de ensino superior da rede privada existentes em todas as regiões do país. O Educa Mais disponibiliza mais de 240 mil bolsas de ensino superior, que incluem também a pós-graduação em Letras e em diversas outras áreas.