No Dia Mundial do Emoji, descubra qual a figura mais popular no mundo

Não é o coração nem o sorrisinho; não, a berinjela e o pêssego também não estão na lista

  • D
  • Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2018 às 20:10

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Shutterstock

Quantas vezes por dia você usa os emojis? Aquelas carinhas, desenhos, imagens de diversos estilos e motivos que estão nos teclados dos smartphones... Você pode até não saber, mas os primeiros desenhos, bases para os que usamos atualmente, surgiram no final da década de 1990, da cabeça do japonês Shigetaka Kurita, que rabiscou 176 símbolos rudimentares no papel."Criei o que eu mesmo queria ter, algo que acrescentasse sentimentos”, contou ele à AFP em 2016, quando os desenhos ganharam um espaço no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Os primeiros Emojis ganharam o MoMA em 2016 (Foto: MoMA/Divulgação) Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

Desde a sua criação até hoje, o uso dos desenhos só aumentou e vem crescendo a cada ano. Em celebração ao Dia Mundial do Emoji, que acontece nesta terça-feira (17), o Google fez um levantamento para saber qual o mais utilizado nas conversas usando o Gboard, teclado virtual do Google para Android e iOS. Em qual deles você aposta? O de coração, o de sorriso ou o de piscadinha? Nenhum desses, o emoji mais popular entre os usuários de Gboard no mundo inteiro é o “chorando de rir”, seguido do “beijo com coração” e do “olhar apaixonado”. No Brasil, os mais usados são o coração, seguido pelo “olhar apaixonado” e pelos aplausos. (Foto: Divulgação/Shutterstock) Já os Youtubers gostam de mostrar sua felicidade. De 10,000 vídeos mais populares, os emojis felizes são cinco vezes mais usados que os tristes. O Emoji mais popular nos comentários é o Coração: 20% de todos eles são variações do coração. Entre os YouTubers o emoji de panda é o favorito. Os comentários usam 70% mais emojis de cachorros que gatos. Essas são algumas das novidades entre os emojis que serão liberados pela Apple Mais possibilidades O site especializado em emojis, o Emojipedia, estima que o pacote de figurinhas Unicode11.0 deve contar com quase 3 mil imagens. Nesta terça-feira (17), a Apple anunciou a inserção de mais 70 desses desenhos ao teclado dos aparelhos com sistema operacional iOS, que já devem ser liberados nas próximas semanas. As principais novidades são "mais opções de cabelo para representar melhor pessoas ruivas, com cabelos grisalhos e crespos, e pessoas carecas", segundo a empresa em comunicado.

A atualização trará novas figuras como um rosto no frio, uma cara de festa, um rosto suplicante e outro repleto de corações. Mas também tem espaço para animais como canguru, pavão, papagaio e lagosta. Imagens já existentes, como manga, alface, cupcake, bolo de lua, entre outros, receberão uma repaginada. Personagens ligados a esportes e outros símbolos também serão lançados ainda em 2018, assim como um novo emoji de super-herói, um de softball, um olho grego e o popular símbolo de infinito.

Emoji que é sua cara A evolução dos desenhos nas mensagens chegou ao nível de ter smartphones que conseguem personalizar os emojis com a cara dos usuários. É o caso do Galaxy S9 e S9+ com a funcionalidade My Emoji. O recurso possibilita criar diferentes tipos de emojis, que falam, agem e se adaptam a diversos perfis. Além disso, os emojis de realidade aumentada mapeiam mais de 100 expressões faciais para criar um modelo em 3D que imita expressões reais. Recentemente, a Samung expandiu a biblioteca de expressões predefinidas do My Emoji de 18 para 36, oferecendo uma gama maior de possibilidades para os usuários. Para compartilhar essas novidades entre os amigos e familiares é fácil: O recurso My Emoji gera automaticamente essas expressões e as salva como adesivos personalizados que são facilmente acessíveis a partir do Teclado Samsung.

Além dos emojis personalizados, há outros emojis e adesivos que já vêm de fábrica. Como eles são gerados no formato AGIF, é possível compartilhá-los com qualquer pessoa, independentemente do smartphone que ela tenha.

Quem desejar animar um amigo, dizer “olá” para um ente querido ou se reaproximar de alguém, os Galaxy S9 e S9+ trazem uma infinidade de opções para se expressar, provando mais uma vez que foi desenvolvido para a maneira como nos comunicamos hoje.