No que você está pensando neste exato instante?

kátia borges
13.04.2019, 05:00:00

No que você está pensando neste exato instante?

Eu penso nos algoritmos que tentam determinar nosso destino – antecipando encontros e distanciamentos. E nos conselhos dados pelo oráculo. E numa velhinha que conheci quando criança e que me pedia que levasse meias para ela todo Inverno. E nos poucos livros publicados, formiguinhas em fila indiana a estocar alimento. E nos meus amigos e inimigos, espumantes de incertezas.

E nos santos incorruptos, que dormem intactos à margem dos séculos. E nas pontes queimadas, pontes elevadas, escadarias para o céu. E eu penso no equilíbrio entre a coragem e os medos e naquilo que, neles, encontra o caminho do meio. E em meu pai e em minha mãe, entre zelo e erros, guarda-chuvas sempre abertos. E no rádio de pilha pequeno tocando Roberto a noite inteira embaixo do travesseiro.

E em como me sentia no vazio das ruas do centro melancolicamente percorridas. E nos algoritmos, com seus desacertos, e nos conselhos certeiros do oráculo. E em que tudo tem seu tempo. E eu penso no quanto navegar é impreciso, a despeito das bússolas, mapas náuticos, radares, instrumentos de orientação e localização. Mesmo se costeira, quando navegamos com os olhos no horizonte.

E que o amor não corresponde ao caminho mais curto e, dependendo do paralelismo, nunca retornaremos ao mesmo ponto. E em que navegar é lento. E eu penso no elefante de Drummond, nos inocentes do Leblon e no vício das rimas internas. E naquela foto que tirei com a estátua do poeta. Em como ficamos descombinados na imagem, ele magro e bronze naquele banco, eu de preto.

Saímos de táxi pelas ruas em busca de um tal de Carlos, perguntando onde ele ficava aos motoristas. E eu penso no desbunde da paisagem do alto do Cristo. E em como aquela cidade combinava em beleza com o que sinto, eternamente equilibrando-se entre

o que é leve e o que é denso. Era uma festa de aniversário e fomos festejar no Jardim Botânico. Passamos muito tempo no orquidário, observando a beleza das espécies. E nem sabíamos que vivíamos naquela época o nosso antes.

E eu penso que, neste exato instante, o Universo inteiro se expande e nem sabemos até onde. E que as estrelas que nós vemos já nem existem. E que nada podemos, nada podemos contra o tempo. E que nada, absolutamente nada, permanece. E que, no entanto, tudo isso é mesmo muito sublime.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/taylor-swift-se-dirige-a-homofobicos-em-nova-musica-you-need-to-calm-down/
Música é o segundo single de Lover, a ser lançado em 23 de agosto
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/faria-show-na-bahia-todos-os-dias-afirma-mariana-aydar/
Cantora se apresenta, dentro do Conexões Sonoras, neste sábado (15), no Pelourinho
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lazaro-ramos-lanca-viagens-da-caixa-magica-projeto-multimidia-infantil-veja/
Além de álbum, projeto inclui clipes animados e em realidade virtual exclusivos para o YouTube
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/madonna-canta-em-portugues-em-faz-gostoso-parceria-com-anitta/
Nas redes sociais, brasileira comemorou: "Hoje eu durmo realizada"
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gloria-groove-e-iza-lancam-musica-em-parceria/
YOYO veio com um clipe cheio de cores e referências
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/idolo-do-futebol-australiano-elogia-gol-de-cristiane-classe/
Tim Cahill é o maior artilheiro da seleção masculina da Austrália com 50 gols
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mib-internacional-apresenta-uma-agente-feminina/
Tessa Thompson é a parceira de Chris Hemworth no quarto filme da franquia
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duas-leoas-lancado-clipe-de-daniela-mercury-com-sua-esposa-malu-veja/