No ritmo das tendências 

Por Cláudio Cunha*

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Publicado em 21 de junho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

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De onde surgem as tendências? Existe toda uma rede de especialistas que se informam e propõem mudanças às necessidades inerentes ao mercado e para os anseios dos clientes. Ao fazer parte dessa realidade, a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-Ba) tem o compromisso em trazer e apontar novidades para o setor, sempre em busca do ambiente propício para que as iniciativas transformadoras aconteçam.   Para este ano, percebemos algumas tendências que têm contribuído de forma significativa para definir o cenário imobiliário. Um exemplo são as mudanças nas composições familiares, que impactam diretamente no estilo de vida dos brasileiros na hora de morar. É comum encontrar lares formados por mães ou pais solteiros, casais sem filhos, jovens idosos, idosos, jovens dedicados aos cuidados dos pets, casais homoafetivos, entre outros modelos.  Este perfil de público normalmente está interessado em ambientes adaptados para atender às necessidades cotidianas (dormir, ler, tomar banho, se relacionar, fazer refeições) e partilhar as áreas de convivência dos empreendimentos. Consequentemente, tal escolha é funcional e econômica, já que as pessoas passam menos tempo dentro de casa. Dessa forma, o mercado imobiliário vem se adequando há algum tempo para lidar com esse público, oferecendo empreendimentos com menor custo, mas sem perder o conforto.   Estamos também atentos a tendências como o cohousing, o coworking e o coliving, todos espaços que propiciam ambientes colaborativos para trabalhar e morar. Baseados na cultura do compartilhamento e da sustentabilidade, as iniciativas estão conectadas com uma sociedade que anseia por modelos diferentes para produzir e habitar. As tendências são percebidas inclusive no momento de divulgar os apartamentos. As ferramentas de marketing digital permitem que as criações publicitárias sejam melhor direcionadas. Pela  análise de dados – chamado de Big Data – as empresas conseguem realizar ações estratégicas para o negócio, utilizando outra ferramenta poderosa, os algoritmos, que ajudam a determinar o que é relevante para você.   Com base nisso, é possível usar as ferramentas digitais de forma inovadora. Aqui na Bahia temos um exemplo que reflete bem essa convergência, com a realização pela Ademi da 3ª edição da Semana M², plataforma digital que reuniu ofertas imperdíveis de 44 empreendimentos localizados em nove cidades do estado. A grande novidade é que, em breve, o portal criado para a Semana M² irá abrigar um conteúdo exclusivo da Ademi para a sociedade.   A automação residencial é outra tendência que faz uso da tecnologia para tornar a vida das pessoas mais fácil. É uma série de sistemas de controle e integração dos ambientes que deixam a moradia mais prática, confortável e segura.      E toda essa efervescência inovadora precisa estar atrelada a uma realidade econômica que a acompanhe. Diante disso, incentivamos as facilidades oferecidas para quem quer adquirir a primeira residência ou está pensando em investir. Com o programa pró-cotista da Caixa Econômica, os juros diminuíram e o financiamento pode chegar a até 70% do valor do imóvel, o que significa que mais pessoas têm acesso ao crédito para financiar sua casa própria. Outros bancos também apresentaram redução das taxas de juros, que ficam, em média, a partir de 9% ao ano.   O momento é de inovações e queremos aproveitá-lo para ir em busca da valorização e promoção do segmento imobiliário. Nos sentimos confiantes para afirmar que o cenário é promissor e, por isso, seguimos adiante na vanguarda, contribuindo para que mais mudanças positivas aconteçam.

* É presidente da Ademi-Ba