No Segundou, Marcelo Martins relembra histórias de solidariedade

Joca Guanaes conversou com o publicitário sobre campanhas do Voaa, plataforma de financiamento coletivo

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 12 de abril de 2021 às 22:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: reprodução Instagram

Histórias de superação, solidariedade e boas notícias foram o assunto da conversa de Joca Guanaes com o publicitário Marcelo Martins nesta segunda-feira (12), no Segundou, no Instagram do CORREIO. O baiano é sócio do site Razões Para Acreditar, que reúne uma série de histórias positivas para dar alegria e esperança aos leitores. 

O site deu origem também ao Voaa, plataforma de financiamento coletivo que foi criada em 2019, com foco em pessoas que passam algum tipo de necessidade e precisam de dinheiro para melhorar suas condições de vida. No ano passado, o Voaa arrecadou R$ 13 milhões e, neste ano, a meta é de R$ 24 milhões. 

Na conversa com Joca, Marcelo destacou algumas campanhas do Voaa, entre elas uma que arrecadou fundos para construir um novo abrigo para idosos em Itabela, na Bahia. A Casa de Idosos Giuseppe Aras havia sido destruída por fortes chuvas e os ocupantes ficaram desabrigados. "As chuvas destruíram o asilo e os velhinhos foram resgatados porque iam morrer afogados. Perderam casa e móveis. Minha mãe pediu uma vaquinha e fizemos. O terreno foi cedido pela prefeitura e conseguimos uma nova casa, bem equipada e com o conforto que merecem", lembrou Marcelo. A vaquinha arrecadou R$ 117 mil, superando a meta de R$ 115 mil. 

Marcelo destacou também que algumas empresas têm atuado em parceria com o Voaa, como a OLX. "João, um menino de nove anos, tinha perdido o pai fazia pouco tempo. E ele entrou no OLX para procurar uma casa para a mãe. Mas ele mora na Região Sul e encontrou uma casa no Nordeste. Entrou em contato com o vendedor e propôs pagar R$ 50 por mês. Soubemos da história e fizemos uma vaquinha. Arrecadamos entre R$ 200 mil e R$ 300 mil e ele comprou a casa". A OLX, então, deu ao garoto e à família dele um voucher para que eles fizessem compras no site e equipassem a casa com móveis ou aparelhos eletrônicos. "Este é um exemplo de como as marcas podem entrar como parceiras, apoiando histórias inspiradoras". 

Para Marcelo, o brasileiro sempre foi empático e solidário, mas a pandemia tornou essas características mais visíveis. "O brasileiro sempre foi solidário, empático, a pandemia serviu pra despertar uma maior consciência e isso ficou mais visível, então, por isso, a audiência do Razões aumentou, as contribuições com a Voaa aumentaram".