Noite da Beleza Negra reúne shows de Daniela Mercury, Gil e Caetano

Evento celebra 40 anos e inclui participação dos cantores Russo Passapusso e Lazzo Matumbi e da atriz Nabiyah Be, do filme Pantera Negra

Publicado em 15 de fevereiro de 2019 às 05:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Tradicional festa do calendário baiano, a Noite da Beleza Negra completa 40 anos e elege a próxima Deusa do Ébano neste sábado (16), a partir das 20h, na Senzala do Barro Preto. Além de anunciar a nova Rainha do bloco afro Ilê Aiyê, o evento conta com shows de Caetano Veloso, Daniela Mercury e Gilberto Gil, que se apresentam ao lado da anfitriã Band’Aiyê.

Com o tema Afrofuturismo, a Noite da Beleza Negra será aberta com uma performance de saudação a Exu feita por Russo Passapusso e o ator Fábio Santana, do Bando de Teatro Olodum, sob direção musical de Jelber Oliveira. Outra performance que vai marcar a noite é a reunião de algumas das 40 deusas eleitas ao longo de quatro décadas, como a primeira delas, Mirinha, rainha de 1979.

Além do aniversário da Noite da Beleza Negra, o evento comemora os 45 anos do Ilê Aiyê e os dez anos sem Mãe Hilda, iyalorixá que deu o nome e definiu a linha filosófica do trabalho do Ilê. Para celebrar a data, o evento terá participação do cantor Lazzo e da filha da cantora e atriz Nabiyah Be, filha de Jimmy Cliff que está no elenco do filme Pantera Negra.

“A Beleza Negra é uma das grandes ações afirmativas do Ilê Aiyê, mudou o comportamento das mulheres, colaborou para a cidade assumir sua negritude e deu uma contribuição que nem conseguimos medir ao certo a sua dimensão. O fato de até hoje haver candidatas negras em concursos como Miss Bahia e Miss Brasil, tem relação com a ascendência que o nosso evento deu ao reconhecimento da beleza da mulher negra”, comemora Vovô do Ilê, presidente e fundador da entidade.

Serviço O quê: 40ª Noite da Beleza Negra Quando: Sábado (16), a partir das 20h Onde: Senzala do Barro Preto – Ladeira do Curuzu, Liberdade Ingressos: R$ 60 (pista) e R$ 120 (camarote). Vendas: Senzala do Barro Preto e Boutique do Ilê (Pelourinho) e Sympla