Nome do novo reitor do Santuário Irmã Dulce é confirmado em cerimônia

Confirmação do nome do novo reitor do Santuário e a procissão em louvor a Santo Antônio mobilizaram fiéis

  • D
  • Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2017 às 15:59

- Atualizado há um ano

Santuário foi ponto de encontro para procissão em louvor a Santo Antônio, que seguiu até o Bonfim(Foto: Célia Cerqueira/Divulgação)  O domingo foi repleto de emoções para os católicos, especialmente aqueles ligados ao Santuário da Bem Aventurada Dulce dos Pobres. Logo cedo, houve a confirmação do nome do novo reitor do Santuário, cargo que passa a ser exercido pelo frei da ordem dos Capuchinhos Giovanni Messias. No final da tarde, o Santuário foi o ponto de encontro de milhares de fiéis e admiradores de Santo Antônio que, dando continuidade ao trezenário iniciado no dia 31 de maio, percorreu em procissão o Caminho da Fé, que vai do Santuário de Irmã Dulce até a Basílica do Bonfim.

A cerimônia que titulou o novo reitor foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger e contou com as presenças da Superintendente das Obras Sociais (OSID), Maria Rita Lopes Pontes. “Estamos muito felizes por ele assumir hoje essa função de Reitor do nosso Santuário. Ele que conviveu aqui, teve a experiência como seminarista, então conhece bem a instituição, principalmente o espaço do Santuário. Hoje é um dia de glória, de agradecimento para todos nós, por frei Giovanni ser agora oficialmente o nosso reitor”, disse Maria Rita.

Após a homilia, o Arcebispo entregou ao novo reitor as chaves do Santuário, do Sacrário, o Óleo do batismo e a estola, para que o sacerdote os administre durante os Ritos dos Sacramentos e o serviço no templo. Em seguida, Frei Giovanni renovou o juramento de fidelidade à Igreja e à sua missão como reitor. “Estar aqui como Reitor do Santuário para mim é um motivo de alegria, até porque minha vocação é franciscana, o carisma de Irmã Dulce é franciscano e a gente se identifica com essa vocação, com esse carisma, com a missão de Amar e Servir”, completou o frei.

Santo Antônio sempre teve um lugar especial na vida do Anjo Bom do Brasil, que o considerava de “tesoureiro” das Obras Sociais. O novo reitor lembrou que Irmã Dulce adotou Santo Antônio como patrono e protetor do hospital e,por esse motivo, leva o seu nome. “Ela buscou seguir a Jesus Cristo segundo os passos de Santo Antônio, através das virtudes do santo. Procurou imitar no zelo, no cuidado com os pobres e passou a viver a sua vocação de amar e servir, tendo como modelo de vida cristã o exemplo de Santo Antônio”, relata o frei Giovanni Messias.

Motivada pelo Ano Mariano, a trezena em homenagem ao santo traz o tema “Com Santo Antônio contemplamos Maria como modelo de fé e segmento do Cristo”, prosseguindo até 12 de junho, com missas todos os dias, sempre às 17h, no Santuário de Irmã Dulce. Já no dia 13, data festiva, haverá duas celebrações, às 9h e às 17h, dedicadas ao santo querido de Irmã Dulce.

Como é tradição, as missas incluem sempre um gesto concreto, com a oferta de gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal que serão doados a famílias carentes e também ao público assistido pela instituição da beata baiana.

Natural de Ilhéus, o novo Reitor do Santuário da Bem Aventurada Dulce dos Pobres iniciou sua vida Sacerdotal em 2006 (Foto: Divulgação)No domingo, por conta da procissão, a missa foi realizada na Basílica do Senhor do Bonfim e teve como grupo homenageado a Irmandade Santo Antônio, que recebeu como gesto concreto a doação de fubá de milho.De acordo com o frei Giovanni, esse ano a trezena tem como novidade a visita das Capelinhas de Santo Antônio. “A grande novidade, que tem surtido um efeito muito positivo na vida dos nossos colaboradores é a Capelinha Peregrina de Santo Antônio. Essa capelinha é uma forma de estender o Santuário, que é o coração das Obras Sociais Irmã Dulce, até os setores onde estão os nossos profissionais, onde são atendidos os enfermos, os irmãos pequeninos. São 13 capelinhas que cada homenageado da noite leva ao seu setor, para que lá possam continuar as orações”, finaliza o frei.