Nordeste em versos e canções

Forrozeiro Del Feliz lança álbum encartado, gratuitamente, hoje no CORREIO, numa prévia do São João na Bahia

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 8 de maio de 2018 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Globo/Divulgação

CorDel Feliz. Esse é o nome do novo álbum que o forrozeiro baiano Del Feliz lança nesta terça-feira (8), encartado gratuitamente no Jornal CORREIO. O trabalho traz 17 canções, entre homenagens, releituras e inéditas, numa prévia do São João. O CorDel Feliz conta com as luxuosas participações de Saulo Fernandes, Trio Nordestino(que esse ano completa 60 anos de existência), Zelito Miranda, Adelmário Coelho e Armandinho Macêdo.

“Esse álbum surge como resultado da gravação do DVD, realizado em dezembro (no mês de aniversário de Luiz Gonzaga) do ano passado, no SESC Casa do Comércio e representa muito para mim, porque ele foi feito num clima de grande comunhão”, completa o cantor, que desde os 11 anos é profundamente ligado às tradições nordestina e foi um dos mais jovens escritores de Cordel.

Além das canções autorais, o artista interpreta músicas como Asa Branca, de Luiz Gonzaga (1912-1989), A Vida de Viajante, de Gonzaguinha (1945-1991), e Chiclete com Banana, de Gordurinha (1922-1969).

Entre as inéditas, o  álbum conta com o Hino do São João da Bahia, que tem a participação de todos os convidados. Como embaixador da cachaça, bebida brasileiríssima, ele também homenageia esse produto tipo exportação, sempre ressaltando uso com responsabilidade.  “Estou num momento muito especial da minha carreira, com uma agenda cheia de viagens nacionais e internacionais, inclusive participaremos do Forró Fest In USA, em Boston, entre os dias 13 e 16 de setembro. Aliado a divulgação do DVD, também estamos participando de palestras por meio do Fórum Nacional do Forró, que busca transformar o ritmo em patrimônio imaterial do Brasil”, completa, resssaltando que o tombamento avança a passos largos, com grandes possibilidades que a decisão saia até o próximo ano.

Defensor de uma cultura capaz de romper barreiras geográficas e linguísticas, Del Feliz traz na produção do DVD e do CD, a interpretação, onde a música nordestina é cantada em espanhol, francês e italiano. Não se trata de fazer versões baratas, mas de mostrar quão universal pode ser nossa música", diz o cantor, ressaltando que por onde tem passado, dentro e fora do Brasil, a recepção é sempre muito calorosa.  

Raízes A defesa da cultura nordestina sempre foi uma tônica desse baiano natural do povoado de Barreiros, em Riachão do Jacuípe. Afinal, a  mãe, Dona Nicinha, é cantora de samba e reisado, e os tios são todos músicos e sambadores. A paixão do cantor pela música e pelas manifestações culturais começou no berço.

Ao longo da carreira, que inclui 18 CDs e 2 DVDs gravados de forma independente, já fez parcerias com artistas como Dominguinhos, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Michel Teló, Fagner e Geraldo Azevedo. Em 2015, participou do programa The Voice Brasil com aprovação dos quatro técnicos: Lulu Santos, Carlinhos Brown, Michel Teló e Cláudia Leitte CorDel Feliz é o oitavo CD encartado este ano pelo CORREIO, jornal que lançou artistas como Parangolé e Adelmário Coelho, num total de 200.156 álbuns encartados, entre CDs e DVDs. Entre as próximas novidades, está a cantora Cris Mel.