Nordeste, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas seguem sem ônibus

Coletivos deixaram de circular há três dias; sindicato informou que não há previsão de volta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2017 às 10:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Almiro Lopes/CORREIO

Moradores do Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Santa Cruz, em Salvador, continuam, neste sábado (28), sem acesso ao transporte coletivo no interior dos bairros. Os ônibus deixaram de cirular na quarta-feira (26) quando - após a morte de Erivelton Santana dos Santos, 22 anos, na Santa Cruz, após uma ação da Polícia Militar - um ônibus foi incendiado.

Conforme o diretor de imprensa do Sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota, motoristas e cobradores seguem inseguros. "Estamos na mesma situação, não tem novidade. Aquilo ali parecia guerra, parecia Rio de Janeiro. Enquanto a sensação for de insegurança, não teremos previsão de retorno no interior dessas três localidades", disse ao CORREIO.

Ainda segundo Mota, até que o serviço seja normalizado, os ônibus da Santa Cruz estão usando como final de linha o Parque da Cidade, os que faziam ponto no Vale das Pedrinhas estão parando na Rua do Canal, no Rio Vermelho; e os que têm como destino o Nordeste de Amaralina param na Rua Visconde de Itaborahy, em Amaralina. Ônibus com destino a Santa Cruz seguem fazendo final de linha no Parque da Cidade (Foto: Tailane Muniz/CORREIO) A diarista Lourdes Maria Caetano, 54 anos, teve que andar do final de linha de Santa Cruz, onde mora, até o Parque da Cidade para conseguir pegar o ônibus para o trabalho, em Itapuã. "É muito difícil pra gente. Além do cansaço do trabalho​. E isso só acontece com o pobre, é muito triste pra gente. Ficamos a mercê desse tipo de ação de criminosos e pagamos por isso toda vez", afirmou.

Amiga de Lourdes, a recepcionista Mariana Cunha, 37, vive a mesma situação. "O pior de tudo é não saber quando os ônibus vão retornar à normalidade. Lá no bairro já está tudo normal, não tem nada lá mais para que os ônibus não possam entrar", desabafou.

Já o autônomo Fred Silva, 57, disse compreender a posição dos rodoviários. "Ali é complicado para eles. A rua é estreita, em uma situação dessas, é realmente compreensível que queiram parar. Eles têm esse direito. Claro que ninguém aqui está feliz em ter que andar tanto para pegar um ônibus, mas a gente acaba compreendendo, é a segurança das pessoas", ponderou o autônomo, que trabalha na região.  Polícia reforçou policiamento nos locais (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Suspeito de ataque preso Já com passagem pela polícia por tráfico de drogas, Ediélson Oliveira de Souza, o Índio, 32 anos, foi preso, na tarde desta quinta-feira (26), suspeito de ter incendiado o ônibus no Vale das Pedrinhas. A captura foi feita por equipes da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Nordeste de Amaralina), na Rua Vila Indiana, Chapada do Rio Vermelho.

"Temos informações seguras de que Indio participou ativamente do ataque ao ônibus, mas, por medo, ninguém quer assumir oficialmente esta denúncia'", afirmou o comandante da 40ª CIPM, major Amílton Souza Teixeira Júnior. Foram apreendidos com Índio – encaminhado a 28ª Delegacia (Nordeste de Amaralina), onde foi autuado, pela segunda vez, por tráfico de drogas – 24 pacotinhos de maconha.