Nova boia sinalizadora é colocada no mar pela Marinha; veja vídeo

Operação para instalação do equipamento, que custa R$ 100 mil e é feito em aço carbono, foi encerrada nesta sexta-feira (7)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2017 às 10:28

- Atualizado há um ano

A nova boia sinalizadora, que substitui o equipamento arrastado pelo vento até a praia do Rio Vermelho, foi colocada no mar, na altura da Barra, na manhã desta sexta-feira (7). A operação foi encerrada às 9h, segundo informações da Marinha. O mar continua agitado e por isso, a embarcação teve que se deslocar mais devagar durante a ida para o Banco de Santo Antônio e a volta até a Base Naval de Aratu.

O local fica a oito quilômetros da costa. A nova boia luminosa foi colocada no Navio-Balizador Tenente Boanerges às 15h de quinta-feira (6), que retornou para Base Naval de Aratu às 3h30 desta sexta-feira (7). A função da boia é sinalizar às embarcações a localização do Banco de Santo Antônio, local onde a profundidade do mar é reduzida, representando risco de encalhe para embarcações de maior calado (altura do casco abaixo da linha d'água). Desde que a boia foi arrancada pelo vento, um navio-patrulha ficou no local orientando os navegantes.Equipamento foi posicionado na ponta sul do Banco de Santo Antônio(Foto: Marinha do Brasil/Divulgação)A nova boia custou cerca de R$ 100 mil, de acordo com a Marinha, é fabricada em aço carbono e composta de corpo, contrapeso (parte inferior que fica submersa) e mangrulho (estrutura montada em treliça, onde fica instalada a lanterna, responsável pela sinalização luminosa). O equipamento fica presos ao fundo do mar por correntes denominadas “amarras”. Elas são fixadas ao fundo por um bloco de concreto denominado “poita”. Boia sinalizadora foi colocada em embarcação nesta quinta-feira (7)(Foto: Almiro Lopes/CORREIO)O banco de areia possui dimensões de 7,2 quilômetros por 1,6 km, com profundidades que variam de 2,8 até 10 metros. O local é considerado potencialmente perigoso pela Marinha - tanto para grandes navios, como para embarcações menores. Em julho de 2010, a boia de sinalização do banco de areia de Santo Antônio também não resistiu aos fortes ventos no litoral baiano e foi arrastada até a praia de Amaralina.

Banco de Santo AntônioÀ primeira vista, o deslocamento de uma boia sinalizadora no mar de Salvador pode não parecer tão importante. Mas, o equipamento, que foi arrastado por causa dos ventos fortes que atingiram a costa da cidade nos últimos dias, é importante para sinalizar os perigos da entrada da Baía de Todos-os-Santos.

A boia que foi arrastada, ficava na ponta sul do Banco de Santo Antônio, um banco de areia que já foi cenário de naufrágios e encalhes históricos. O último registrado foi na década de 1980, quando o cargueiro grego Cavo Artemidi perdeu o controle do leme, e foi arrastado pela corrente marítima e encalhou a proa no Banco de Santo Antônio.

Apesar das tentativas, a embarcação acabou afundando. O cargueiro continua no banco de areia, e parte de sua estrutura ainda pode ser vista.

Segundo informações da Marinha, o banco tem dimensões de 7,2km de comprimento por 1,6 Km de largura. As profundidades no banco variam de 2,8 até 10 metros de profundidade. O perigo da região está ligado à profundidade, já que navios com o calado muito profundo pode encalhar. 

As lanchas que têm calado de 1 metro não correm risco, de acordo com a Marinha, mas o local é de arrebentação (formação de ondas) e por isso é preciso atenção. Segundo a Marinha, o risco das lanchas não é de encalhar, mas de emborcarem, por causa da formação de ondas.

Ventos fortesA boia, de seis toneladas e 12 metros de altura, apareceu nas imediações da Praia da Mariquita e assustou até quem tem intimidade com o mar. Por volta de 1h da madrugada da terça-feira (4), houve uma rajada de 59 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Um navio-patrulha orientou os navegantes na entrada da Baía de Todos os Santos até a colocação da nova boia sinalizadora. "O Navio-Patrulha tem a missão de orientar o tráfego de embarcações, a fim de contribuir para a segurança da navegação na área, até que o Serviço de Sinalização Náutica do Leste (SSN-2) instale uma boia luminosa sobressalente no local, o que deverá ocorrer tão logo haja uma melhora nas condições do mar", afirmou a Marinha, em nota, à época.

Com o restabelecimento do sinal náutico, o Navio-Patrulha que estava orientando o tráfego marítimo nas proximidades do Banco de Santo Antônio desde a última terça-feira (4) foi dispensado e rumou de volta para a Base Naval de Aratu.