Nova escola em Pau da Lima terá 1.000 vagas para educação infantil

Escola Municipal Roberto Correia foi demolida hoje e passará por reconstrução; obras vão custar R$ 4,7 milhões

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 28 de janeiro de 2019 às 14:36

- Atualizado há um ano

. Crédito: Vinícius Nascimento/CORREIO

O ano era 1969 quando Ivana Requião, à época com 7 anos, entrou na Escola Municipal Roberto Correia, no Bairro de Pau da Lima - onde nasceu e foi criada. Estudou lá da 1ª até a 4ª série, equivalentes ao segundo e quinto ano do Ensino Fundamental atual, e, meio século depois, retornou ao local para assistir à demolição da instituição.

Tristeza? Pelo contrário. Foi com alegria que recebeu a notícia. "Essa reforma é o sonho de toda uma comunidade", afirmou Ivana Requião, que hoje trabalha como coordenadora pedagógica. 

Imediatamente após a demolição, a Escola Municipal Roberto Correia será reconstruída e se tornará o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro de Pau da Lima. Essa foi a 13° entre as 16 instituições de ensino que passarão por este processo em Salvador.

As obras devem ser concluídas em 2020 e mais de R$ 4,7 milhões serão investidos na obra de reconstrução da escola, que tem área de 1.860,34 m². A nova unidade ofertará vagas que vão desde pré-escola ao 5° ano do Ensino fundamental I.

Em evento realizado nesta segunda-feira (28), o prefeito ACM Neto assinou as ordens de demolição e serviço."Será uma das maiores e mais bonitas escolas de Salvador", afirmou o prefeito durante seu discurso.Hoje, a instituição tem capacidade para atender cerca de 500 alunos de pré-escola e educação infantil. Com a reforma, o número de vagas vai ampliar para 1.000. A nova estrutura contará com 14 salas de aula, Atendimento Educacional Especializado (AEE), coordenação, diretoria, secretaria, depósito de material didático, espaço para aulas de música, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva e área de leitura, além de ter suas instalações totalmente climatizadas. Máquinas começaram a trabalhar logo após a assinatura da Ordem de Serviço. Escola será entregue em 2020 (Foto: Vinícius Nascimento/CORREIO) Segundo o secretário Municipal da Educação, Bruno Barral, o objetivo da Prefeitura é universalizar o acesso à pré-escola até o ano de 2020. 

Para que os alunos não fiquem sem estudar, eles foram remanejados para o espaço onde funciona o Projeto Axé, na mesma rua onde fica a instituição de ensino. As crianças ficarão nesse espaço até o próximo ano, quando o CMEI Roberto Correia estará inaugurado e pronto para uso. Ivana Requião estudou na Escola Municipal Roberto Correia na década de 60 (Foto: Vinícius Nascimento/CORREIO) Balanço Na atual gestão, Salvador registra 37 novas escolas construídas; 35 reconstruções; 164 reformadas - totalizando 236 unidades educacionais que passaram por algum tipo de intervenção. Houve crescimento também no número de vagas na Educação Infantil - em 2012, foram 17 mil, enquanto em 2018 foram 45 mil.

No projeto de demolição e reconstrução de 16 unidades escolares municipais, a estreante do programa foi a Escola Municipal de Plataforma, em novembro de 2018, seguida pelo CMEI Fruto do Amanhã; CMEI Yolanda Pires; Escola Municipal Engenho Velho da Federação; CMEI Angelina Rocha de Assis; CMEI de Nova Sussuarana; Escola Municipal do Pau Miúdo; CMEI Raul Queiroz; CMEI Antônio Pithon; CMEI Maria Rosa Freire; CMEI Mario Altenfelder; e CMEI Maria da Conceição Costa.

* Sob supervisão da subeditora Fernanda Varela