Nova unidade de saúde vai atender 10 mil famílias em Pirajá

Unidade de Saúde da Família deve ficar pronta em oito meses; posto tem capacidade para atender até 12 mil 

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 13:51

- Atualizado há um ano

Pelo menos dez mil famílias que residem na localidade Vista do Mar, no bairro de Pirajá, em Salvador, mi terão mais facilidade na busca por serviços básicos de saúde. 

Isso porque o prefeito ACM Neto assinou, na manhã desta sexta-feira (18), a ordem de serviço para a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) na comunidade. Atualmente, a região conta com apenas uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A obra, que deve durar cerca de oito meses, terá dois pavilhões e tem o investimento de R$ 1,2 milhão. Além das famílias de Pirajá, moradores de São Caetano e Valéria também vão ser contemplados pelos atendimentos. De acordo com o secretário de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves, três equipes de saúde da família e outras três especializadas em saúde bucal vão garantir os serviços médicos.

"A região de Pirajá precisava de atendimento. A UPA que existe funciona de forma muito precária, que não cobre toda essa área. Vamos ter as equipes de saúde, sala de coleta para a realização de exames laboratoriais e clínicos, além do sistema de emissão de cartão para que as pessoas tenham acesso ao serviço", pontuou.

O prefeito ACM Neto afirmou, durante a cerimônia de assinatura da obra, que a atenção básica na região era de cerca de 15% há quatro anos, no início de sua gestão. "A comunidade de Pirajá sempre demandou essa construção. Quando assumi a prefeitura, esse distrito registrada um dos piores índices da capital. Atualmente, a atenção básica já registra o índice de 56% de assistência básica". 

As obras serão iniciadas, segundo Neto, imediatamente. Quem comemorou a novidade foi a dona de casa Marcia Rocha, 47, que mora em frente à nova USF. "Eu tô feliz demais, finalmente não vamos precisar fazer um deslocamento tão grande para receber um diagnóstico médico, ou tratar de uma coisa simples. A comunidade agradece", comemora.

Também em tom de festa, o carroceiro Magno Santos, 55, contou que mal pode esperar para ver a obra prontinha. "Agora é só contar os dias. Oito meses passa rapidinho, ainda mais pra gente que já esperou esse tempo todo", reflete.

Ainda conforme Neto, a população opinou na escolha do terreno. "Minha gestão eu faço na rua, em contato com o povo. Eu comecei minhas andanças por aqui mesmo antes de ser deputado federal, em 2002. Salvador vem melhorando a casa dia porque eu tive a sabedoria de montar uma equipe muito qualificada", completou ele, fazendo referência ao secretário José Antônio.

"Atualmente, as pessoas de Pirajá as pessoas se deslocam para longe para coisas simples, como uma vacina da febre amarela", salienta ele, acrescentando que a obra deve ser entregue ainda no início do ano. Segundo Alves, a prefeitura ampliou e reformou mais de 90% das unidades e postos de saúde. 

"É a maior cobertura de atenção básica do país. contratamos mais de 3.800 funcionários, é a maior contratação pública de todo as capitais do país".

Homenagem Durante seu pronunciamento, o prefeito anunciou que a USF vai levar o nome do ex-deputado Luiz Braga, morto em 2005. 

"Ele que tanto contribuiu e representou a luta pelos interesses de Salvador e interior do estado. Não é exatamente uma homenagem a você, Alberto, mas um reconhecimento por tudo que o seu pai realizou durante o tempo que nos representou em sua vida pública", afirmou Neto ao filho do homenageado, o vereador Alberto Braga.

Emocionado, Alberto, que é presidente da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador, agradeceu a homenagem.