Nove dicas para mudar sua relação com os buffets a quilo

De quebra, você ainda adquire hábitos alimentares muito mais saudáveis até mesmo em casa

  • Foto do(a) author(a) Verena Paranhos
  • Verena Paranhos

Publicado em 24 de abril de 2017 às 07:00

- Atualizado há um ano

Prato de buffet à quilo pode ficar mais saboroso (Fotos de Angeluci Figueiredo)À primeira vista, os restaurantes a quilo podem parecer um paraíso na hora do almoço por oferecer opções variadas para refeições rápidas. Mas pergunte se quem come todo dia nesse esquema acha mesmo isso. Como a rotina deixa desinteressante até as iguarias que nos fisgam pelo olhar, dificilmente a resposta será positiva. Em muitos casos, nem as infinitas possibilidades dos self services salvam. “O ideal é analisar primeiro as opções do buffet e fazer combinações harmônicas, incluindo saladas cruas e cozidas, carboidrato e proteína, de acordo com as necessidades de cada um”, destaca a nutricinista Tâmara Ferreira. Para os mais gulosos, a missão é difícil. “Não dá pra ser coerente, combinar as opções e se alimentar corretamente. Para não ficar enjoado e comer sempre as mesmas coisas, eu termino fazendo cada mistura!”, confessa o analista de sistemas Danilo Chagas, que integra o time que almoça habitualmente fora de casa, 67% dos brasileiros, de acordo com a segunda edição  da Pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro, de 2015. O cenário fica ainda pior quando a comida não vale quanto pesa na balança. Mas nem tudo está perdido. Com truques simples, dá para adicionar mais sabor no prato.  “Podemos levar na bolsa alguns itens que fazem toda a diferença”, conta Tâmara Ferreira. Para mudar sua relação com os buffets a quilo e ter hábitos alimentares mais saudáveis até mesmo em casa, a nutricionista deu nove dicas ao BAZAR.

Incremente seu prato com estas dicas:1 - Não tenha vergonha de levar condimentos e ingredientes extras para o restaurante. Dá para armazená-los em saquinhos ou embalagens plásticas pequenas e colocar na bolsa ou em lancheiras descoladas. Saudável e saboroso: dá para levar condimentos, frutas e oleaginosas na lancheira2 - Casas de produtos naturais são grandes aliadas. Vendem uma variedade de temperos desidratados que podem ser adicionados no prato para dar sabor à comida, sem interferência do preparo. Entre eles, alecrim, orégano, manjericão e pimenta.3 - Tempero Tártaro. Milagroso e colorido, reúne cebola, alho, tomate, cenoura e cebolinha desidratados que vão bem tanto com carnes quanto com saladas.4 - Limão. Além de dar aquele tchan especial na salada, aumenta a absorção do ferro presente nos vegetais. 5 - Evite os molhos prontos, principalmente à base de maionese. Use e abuse dos azeites. Se forem aromatizados, melhor. Inclua frutas e oleagionosas como sobremesa6 - Frutas secas. Ameixa seca, uva ou banana passas podem atribuir sabor agridoce a diversos pratos. Também são opções interessantes como sobremesa. Além das mais conhecidas, ainda dá para incrementar a refeição com abacaxi e maçã desidratados. 

7 - Oleaginosas. Além de trazer benefícios à saúde, castanhas, nozes e amêndoas  podem fazer a diferença nos  pratos mais simples. Orégano, sal rosa do himalaia, ameixa seca e tempero tártaro8 - Para pesar na balança e no bolso, alguns restaurantes colocam no buffet bifes de carne com cortes grandes, saladas com muitos molhos, peixes com espinhas e frituras “ensopadas” no óleo. Fique atento e prefira a proteína em porções menores ou desossadas e saladas sem molhos.9 - Sal de ervas. O sal pode ser um vilão na alimentação, mas se for usado na medida certa também realça o sabor dos pratos. A dica da nutricionista é preparar seu próprio sal de ervas, deixando o tempero mais saudável. Confira a receita na página ao lado. 

Sal de ervas: receita fácil e simples de prepararIngredientes1/2 xícara de sal refinado1/2 xícara de ervas desidratadas a sua escolha, como óregano, alecrim, tomilho ou salsa

PreparoColoque os ingredientes em uma frigideira e aqueça levemente. Com o calor, a água do sal evapora e a concentração de sódio diminui, deixando-o mais saudávelSal de ervas