Nove praias estão impróprias para banho, aponta Inema

Os banhistas devem evitar as praias por conter alto nível de coliformes fecais ou bactérias, que podem causar problemas de saúde

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2017 às 08:13

- Atualizado há um ano

Nove praias em Salvador e na Região Metropolitana foram consideradas impróprias para banho neste final de semana pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Segundo a avaliação do órgão, os banhistas devem evitar as praias por conter alto nível de coliformes fecais ou bactérias, que podem causar problemas de saúde. Foto: Arquivo CORREIOEstão na lista a praia da Penha, no trecho em frente a Barraca do Valença, a praia Bogari, em frente ao Colégio da PM, praia de Roma, atrás do Hospital da Mulher, praia Canta Galo, atrás das antigas instalações da FIB e Armação, em frente ao Hotel Alah Mar e a Rua João Mendes da Costa.

O mesmo acontece com as praias da Boca do Rio, na região do posto Salva Vidas, Corsário, em frente ao posto salva-vidas, Patamares, em frente ao posto salva vidas, próximo ao coliseu e Buraquinho, a 200m da foz Rio Joanes.

BalneabilidadeDe acordo com a resolução Conama, a praia é considerada imprópria quando mais de 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas apresentar resultado superior a 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água.

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.