Nove tartarugas são encontradas mortas na região da Ilha de Itaparica

Animais passarão por biópsia para avaliar se morte tem relação com óleo encontrado nas praias

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de outubro de 2019 às 09:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz

Nove tartarugas foram encontradas mortas na região da Ilha de Itaparica nos últimos 11 dias. O número, considerado elevado pela diretoria de fiscalização ambiental da prefeitura de Vera Cruz, acendeu o alerta para a necessidade de investigar a relação das mortes dos animais com a presença do óleo nas praias. A Prefeitura de Vera Cruz informou que vai pedir ao Projeto Tamar que realize a biópsia das tartarugas mortas encontradas na região da Ilha de Itaparica. 

Segundo a administração municipal,  o número de répteis sem vida aumentou consideravelmente após a chegada de manchas de óleo nas localidades do Jaburu, Barra do Pote, Barra Grande e Tairu. Apenas nesta terça-feira (22), três tartarugas foram encontradas mortas em Barra Grande, uma em Salinas da Margarida e outra em Conceição. A suspeita é de que os animais tenham se intoxicado com o óleo.

"Essa época é o início de desova das tarturagas, então era comum encontrarmos uma ou outra morta, mas nunca num número tão grande em um intervalo tão pequeno", explicou a diretora de fiscalização ambiental da prefeitura de Vera Cruz, Priscila Velloso. Segundo ela, aparentemente as tartarugas não apresentam manchas de óleo no corpo, mas ela acredita que as mortes possam estar vinculadas a uma intoxicação alimentar. Três tartarugas foram encontradas mortas na manhã desta terça-feira (22) (Foto: Divulgação/Prefeitura de Vera Cruz) A diretora de fiscalização ambiental informou ainda que pretende mandar ainda nesta terça-feira uma das tartarugas encontradas mortas para que o Tamar possa fazer a biópsia para que eles possam ter o posicioanemtno preciso sobre a causa da morte. "Elas não foram encontradas em praias que foram atingidas pelo óleo, mas em locais próximos. Elas já foram encontradas em estado de decompsição. Ou seja, não morreram na praia, morreram em alto mar e foram levadas para a praia pela correnteza", explica.

Na região, as praias atingidas pelo óleo são as de Vera Cruz, Jaburu, Barra do Pote, Barra Grande e Tairu. Na manhã desta terça também foram identificados fragmentos do óleo na Praia de Conceição.

Tamar descarta relação com o óleo No final da manhã, em nota, a prefeitura de Vera Cruz disse que o Projeto Tamar informou que a morte das tartarugas encontradas no município e em praias próximas à Ilha de Itaparica estão relacionadas indiretamente à pesca com rede. O projeto analisou as imagens enviadas pela administração municipal e informou que, pelo aspecto dos animais, as mortes foram ocasionadas possivelmente por afogamento após as tartarugas ficarem presas em equipamentos de pesca.

A prefeitura procurou o projeto Tamar após notar um aumento no número de tartarugas encontradas em praias da região e suspeitar que elas poderiam estar ligadas às manchas de óleo que atingiram a Baia de Todos os Santos na semana passada. A prefeitura foi orientada a catalogar os animais e, caso eles não tivessem marcas de óleo, a enterrá-los. Os que tiverem manchas de óleo devem ser enviados para o Projeto Tamar.   

Baía de Todos os Santos Segundo a Marinha, o óleo tocou a costa da Ilha de Itaparica, mas ainda não adentrou a Baía de Todos-os-Santos. “A única localidade oleada na baía é Vera Cruz, mas é interpretação se pode ser chamado de dentro ou na boca da baía”, afirmou.

O avanço das manchas de óleo em direção a Baía de Todos-os-Santos e ao litoral sul da Bahia pode provocar uma tragédia ainda maior do que o vem sendo assistido nas últimas semanas. Isso porque essas regiões são mais ricas em recifes, corais e manguezais que o trecho norte do estado. O professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Miguel Accioly teme que o petróleo cru alcance os manguezais.

“Essas regiões são mais sensíveis. A presença desse petróleo nos manguezais ameaça a fauna e a flora, e o sustento de quem vive dessa atividade. Recolher as manchas da praia é mais fácil do que fazer isso nos corais, e é ainda mais difícil consegui fazer isso nos manguezais. Elas ficam presas nas raízes das árvores e vai liberando toxidade que ameaça a vida dos animais e também a nossa”, contou.

O diretor do Instituto de Biologia da Ufba, Francisco Kelmo, frisou que a região tem uma grande concentração de pescado e marisco e que isso pode afetar a economia porque famílias inteiras sobrevivem dessa atividade. Para ele, o ideal seria proteger a baía antes das manchas atingirem Vera Cruz.

Tartarugas mortas:

Dia 11: 1 em Conceição 

Dia 15: 1 em Coroa

Dia 20: 1 em Aratuba

Dia 21: 1 em Porto Santo/Itaparica

Dia 22: 3 em Barra Grande

Dia 22: 1 em Salinas das Margaridas

Dia 22: 1 em Conceição