Novela das seis aborda triângulo amoroso de Dom Pedro I

Próximas cenas da novela Novo Mundo retratam o caso que escandalizou o Brasil do século XIX

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 7 de maio de 2017 às 06:12

- Atualizado há um ano

A imperatriz Leopoldina ganha interpretação de Letícia Colin, na novela Novo Mundo (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo)Responsável pelas principais decisões do Brasil do início do século XIX, Dom Pedro I (1798-1834) era um mulherengo. Ou seja, paralelamente aos atos históricos que tornariam o Brasil independente de Portugal, o imperador viveu muitos casos fora do matrimônio. Um em especial escandalizou a sociedade da época: de um lado, uma princesa pura, leal e sofredora; do outro, uma mulher independente, forte e fogosa.

A entrada de Domitila de Castro, a Marquesa de Santos (1797-1867), na vida de Dom Pedro e sua mulher, a imperatriz Leopoldina (1797-1826), vira a vida dos dois de cabeça para baixo e é isso que está por vir nas próximas cenas de Novo Mundo, novela das seis da Globo/TV Bahia. "A gente fala que Domitila é vilã porque, na verdade, ela entra na relação dos dois de forma muito nociva para Leopoldina, que é grande vítima do caso do marido", explica a autora Thereza Falcão, que assina a novela junto com Alessandro Marson.

Personagem com cada vez mais destaque na trama, que tem direção artística de Vinícius Coimbra, Domitila (Agatha Moreira) está prestes a conhecer Dom Pedro (Caio Castro). Porém, vai precisar manipular Chalaça (Rômulo Estrela), um dos seus inúmeros amantes, e provocar um acidente para conseguir um encontro com o futuro imperador.

Vítima de um relacionamento abusivo com o oficial da guarda Felício (Bruce Gomlevsky), seu marido, Domitila coleciona amantes. Conhecida por sua personalidade batalhadora e destemida, ela está decidida a conquistar Dom Pedro, só não desconfia que vai se apaixonar de verdade. Domitila, a Marquesa de Santos, é interpretada pela atriz Agatha Moreira (Foto: Raquel Cunha/TV Globo)"Representar uma figura histórica, que já existiu, é muita responsabilidade. Principalmente a figura da Domitila, que era uma mulher muito forte, que ficou muito conhecida e foi muito odiada por todos. Uma pessoa que, ao meu ver, é uma mulher de fibra e muito à frente do tempo dela", conta a atriz carioca Agatha Moreira, 25 anos.

Aula de etiquetaCaio Castro, 28, afirma que tem nas mãos a missão de retratar com detalhes tudo o que se passou no Brasil da época e isso vale para seu personagem. "Temos que mostrar os dois lados de todos os personagens. Dom Pedro era, sim, muito 'conquistador', mas ele também era a pessoa responsável por tomar as principais decisões sobre nosso país. Então, buscamos mostrar na novela todas essas características sobre ele", diz o ator.

Caio conta que lembrava de algumas coisas sobre Dom Pedro, ensinadas na época da escola, mas fez questão de entender cada detalhe sobre ele. "Li diversos livros, como o 1822, de Laurentino Gomes, que fala sobre os monarcas, e o A Carne e o Sangue, de Mary Del Priore, que relata o triângulo amoroso entre Dom Pedro, Leopoldina e Domitila. Além disso, passei dez dias em Portugal para fazer laboratório e observar os costumes portugueses de perto, além do sotaque, é claro", revela.

Além de Caio, que mergulhou nos livros e pediu dez dias de liberação na Globo para uma imersão em Portugal, Agatha também se empenhou para viver uma personagem histórica. Além dos estudos em casa, para conhecer mais a história do Brasil "que a gente não aprende na escola", Agatha recebeu aulas de equitação, caligrafia e etiqueta, além de ter assistido filmes da época e lido diferentes livros.

"Cada autor tem a sua visão sobre a Domitila, então tive que unir tudo o que eu achava pertinente pra criar a minha Domitila, porque ela não é contada da mesma forma por todos", destaca Agatha. "É uma personagem que foi um grande desafio, uma personagem muito densa, intensa e muito mais experiente do que eu, uma mulher com dois filhos", completa.

Caio também destaca que interpretar um personagem histórico como Dom Pedro "é certamente um desafio". Para o ator, a parte mais difícil talvez seja a responsabilidade de interpretar uma figura "tão importante para a história do Brasil". "Poder interpretar alguém que realmente existiu é fantástico", comemora o ator que recentemente esteve em cartaz nos cinemas com o filme Travessia, de Chico Diaz, gravado em Salvador.O ator Caio Castro interpreta Dom Pedro I na novela Novo Mundo (Foto: Raquel Cunha/TV Globo)O protagonista de Novo Mundo destaca, ainda, o valor educativo da trama. "As novelas de época, em geral, são bem recebidas pelo público. E uma novela que, além disso, retrata uma história real é uma chance bacana de levar não só entretenimento, mas também conteúdo para aqueles que não tiveram a oportunidade de se aproximar desse assunto ou até mesmo para quem está estudando sobre isso", convida o ator.