Novo aplicativo para táxi em Salvador permitirá rastreamento

Ontaxi será lançado na semana que vem em Salvador e começa a operar no dia 3 de abril

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 25 de março de 2017 às 07:00

- Atualizado há um ano

O aplicativo Ontaxi, desenvolvido pela empresa baiana Vox Tecnologia em parceria com a Associação Metropolitana de Táxis (AMT), será lançado na próxima quarta-feira, mas só entra em operação mesmo no dia 3 de abril. A nova ferramenta vai permitir que passageiros compartilhem sua rota com outras pessoas a sua escolha.

A partir dessa inovação, uma mãe pode acompanhar o trajeto do filho adolescente que pega um táxi sozinho, por exemplo. Para se sentir mais seguro, o passageiro também pode enviar o link para que um amigo acompanhe a rota e se certificar de que ele chegou ao destino.

“A pessoa vai receber um link enviado por SMS e poderá acompanhar a rota do passageiro”, conta Ricardo Fagundes, diretor da Vox Tecnologia. Quem envia o link é o usuário do aplicativo, ou seja, o caminho só é compartilhado somente mediante autorização do cliente.

A plataforma vai funcionar tanto para táxis comuns, em parceria com a AMT, quanto para especiais, como as cooperativas Comtas e Coometas, que atuam no aeroporto  de Salvador.

O Ontaxi permitirá a corrida compartilhada por até três passageiros, que podem ter origens e destinos diferentes. Mas, para que a viagem seja dividida, é preciso que quem esteja dentro do carro aceite essa modalidade.

Os táxis também poderão praticar a tarifa dinâmica através dessa nova modalidade de aplicativo. Principal novidade trazida pelo Uber, ela permite que o preço da corrida varie de acordo com a oferta e a demanda. Os descontos podem chegar até 30%.  O valor prévio do trajeto vai ser estimado antes que o usuário peça a corrida.

O passageiro também poderá acompanhar o valor a ser pago por meio de um taxímetro baseado em GPS, em tempo real. As informações serão as mesmas do taxista.

O sistema de avaliação do Ontaxi permitirá, ainda, que o usuário solicite até três motoristas para atendê-lo. Eles serão acionados preferencialmente, caso estejam disponíveis e na mesma área em que o passageiro. O usuário também pode criar uma lista de bloqueio para que não precise pegar novamente uma corrida com um motorista do qual ele não gostou do serviço.

No cadastro do usuário será solicitado o nome, o email e o cartão de crédito de um responsável pela conta. Porém, o pagamento também poderá ser feito em dinheiro. Outra novidade é que o usuário pode ter “dependentes”, ou seja, uma pessoa que não tem cartão de crédito pode criar uma conta no aplicativo tendo outra pessoa como responsável pelo pagamento. 

O app já tem um site, onde taxistas já podem começar a se cadastrar. No entanto, o aplicativo só poderá ser baixado nos celulares, tanto para taxistas quanto para passageiros, a partir do próximo dia 3 de abril.