Novo arcebispo de Salvador receberá báculo que pertenceu a Dom Jeronymo

salvador
03.06.2020, 16:04:37
Báculo original foi encomendado em Paris e entregue a Dom Jeronymo em 1915 (Foto: Paulo Moisés/Divulgação)

Novo arcebispo de Salvador receberá báculo que pertenceu a Dom Jeronymo

Peça, presente do governador J.J. Seabra em 1915, foi restaurada

O novo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, vai receber o báculo - uma espécie de cajado que simboliza a missão de pastorear os fiéis - que pertenceu ao 21º arcebispo de Salvador, Dom Jeronymo Thomé da Silva, que esteve à frente da arquidiocese ainda no século XIX, entre os anos de 1893 e 1924.

Dom Sérgio toma posse nesta sexta-feira (5), às 19h, na Catedral Basílica, em cerimônia restrita por conta da pandemia do coronavírus. Quem quiser, poderá acompanhar a missa pelas redes sociais. Dom Sergio chegou a Salvador na tarde desta terça-feira (2) e será o 28º arcebispo de Salvador, assumindo o lugar deixado por Dom Murilo Kriger, que ficou à frente da Cúria por nove anos.

O báculo que será entregue a Dom Sergio foi um presente dado em 1915 pelo governador J.J.Seabra, em comemoração pelo Jubileu de Prata de Dom Jeronymo.

Encomendada em Paris, a peça possui estilo Art Nouveau, com total duramento e várias peças preciosas, tendo na parte superior (gancho) o motivo do Bom Pastor. Danificada e inutilizada por mais de duas décadas, o báculo foi restaurado pela empresa baiana Lasbonfim Gemas & Jóias.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas