Novo Centro de Convenções deve receber 30 congressos em 2021

12 eventos de grande porte já estão confirmados na cidade, todos com expectativa de receber cerca de 4 mil pessoas por dia

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 18 de setembro de 2018 às 19:55

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação/Secom PMS

Não faz sequer um mês desde que o novo Centro de Convenções de Salvador teve suas obras iniciadas, mas a novidade já aqueceu as expectativas do trade turístico da cidade. O equipamento tem inauguração prevista para setembro de 2019, mas a Salvador Destination garante que pelo menos 30 congressos de grande porte devem vir para a cidade a partir de 2021.

O número é resultado de ações promovidas pela entidade, que tem promovido eventos para trazer dirigentes nacionais até Salvador visando “seduzí-los” a realizar seus eventos na capital baiana. Segundo o presidente Roberto Duran, 12 congressos nacionais e internacionais estão confirmados para o local. Todos eles com expectatia de receber cerca de 4 mil pessoas por dia, segundo a Salvador Destination.

Os outros 18 eventos em negociação têm expectativa de trazer, cada um, pelo menos 2 mil pessoas para Salvador. A entidade ressalta a importância de “começar as obras para sinalizar Brasil afora que Salvador tem uma proposta concreta para seus eventos”.

Duran afirmou que a cidade reúne uma série de atrativos para os realizadores e seus congressistas. "É uma cidade bonita, com praias, equipamentos culturais e, agora, um Centro de Convenções que pode sediar os eventos da melhor forma. Estamos falando de uma cidade diferenciada”.

Para quem acha que 2021 ainda está muito distante, também há novidades para um período ainda mais próximo. Pelo menos é o que garante Jorge Pinto, presidente em exercício da Associação Brasileira das Agências de Viagem da Bahia (ABAV-Ba). O empresário contou à reportagem do CORREIO que pretende trazer o Congresso Nacional da ABAV para a capital baiana já em 2020.

O diretor informou que trata-se de um evento que movimenta cerca de 25 mil pessoas a cada edição. "Nos últimos anos aconteceu em São Paulo, mas com o Novo Centro de Convenções queremos trazer essa novidade para Salvador”.

Jorge Pinto se mostrou ansioso para que o novo equipamento fique logo pronto e não perca o prazo. Por enquanto, ainda passa por uma fase inicial com chegada das primeiras máquinas, que são responsáveis por demolir o que ainda está de pé na estrutura do antigo Aeroclube, empreendimento que ocupava o lugar antes do Novo Centro de Convenções.

O diretor comemora a construção de um equipamento desse porte e justifica dizendo que o setor turístico vem “amargando e sofrendo há anos com a falta de um centro de convenções. A partir de agora, podemos ampliar o leque de Salvador, que hoje trabalha especialmente com o turismo de passeio, e agora podemos explorar esse turismo corporativo”.

Outro evento que está confirmado para a cidade, também em 2020,  é o Congresso Nacional de Hotelaria. A informação é do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA), Glicério Lemos. Ele conta que o Centro de Convenções chega representando um complemento que falta para a cidade de Salvador hoje.

"O equipamento vai estabilizar as ocupações durante todo ano. Afinal de contas, qualquer lugar do mundo tem baixa estação e esse Centro de Convenções vem justamente para preencher lacunas nesse período e dar estabilidade para as empresas”. 

Centro de Convenções Projetado pelos arquitetos André Sá e Francisco Mota, o Novo Centro de Convenções de Salvador terá capacidade para receber até 14 mil pessoas de forma simultânea. Além disso, o equipamento também conta com duas áreas para shows, uma no interior do prédio e outra do lado de fora, e podem atender até 20 mil pessoas.

O centro terá duas fachadas, uma de frente para a avenida Octávio Mangabeira e outra “de cara” para o mar da orla atlântica de Salvador. Para evitar os desgastes do salitre, toda a estrutura do Centro, que terá formato de pomba em homenagem à bandeira da cidade, será feita de concreto e os vidros serão autolimpantes.