Novo Centro de Convenções pode ser aberto até final de 2017

De acordo com o secretário estadual de turismo José Alves, o centro será construído no Parque de Exposições

  • Foto do(a) author(a) Mariana Sales
  • Mariana Sales

Publicado em 8 de novembro de 2016 às 15:41

- Atualizado há um ano

O Centro de Convenções da Bahia pode ser instalado no Parque de Exposições até o final de 2017, segundo estimativa de José Alves, secretário de turismo da Bahia durante aberta do Fórum Baiano de Hotelaria e Turismo que segue até amanhã (9).

“Inicialmente, o CCB será no Parque de Exposições. Isso já está definido, a questão agora é formatar o projeto para lançar o edital. A minha meta é que até dezembro de 2017 a gente já tenha um centro novo. De acordo com a construção civil, as obras levam entre 12 e 15 meses. Se a gente lançar o edital ainda neste ano, conseguimos”, diz o secretário.

“A questão de continuar onde está envolve o tempo do negócio. A gente não pode esperar muito. Só o desmonte do lugar pode demorar dois ou três anos, é delicado. A gente precisa de um equipamento moderno e que funcione competitivamente para concorrer com outros locais”, complementa.

Enquanto o novo local não fica pronto, alguns eventos estão sendo realizados na Arena Fonte Nova. “A Arena é uma opção emergencial. Lá podemos fazer eventos de médio porte até termos um centro mais competitivo. Ainda falta equipamento para dar suporte à demanda do turismo de negócios, que é muito forte na baixa estação”, afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Glicério Ramos.

Promovido pela ABIH-BA, o Fórum foi aberto hoje no hotel Sheraton da Bahia. O evento foi iniciado com uma mesa intermediado por Renata Proserpio, diretora financeira da associação e pela jornalista Heloisa Braga, com participação do secretário municipal de Turismo, Érico Mendonça, do presidente da Salvador Destination, Paulo Gaudenzi, além de José Alves e Glicério Lemos.

O principal assunto discutido foi a expectativa do setor para o ano que vem, que já mostra sinais de crescimento. Para o verão, a expectativa da associação é de que a ocupação hoteleira média seja de 85%, o que significa um aumento de 12% em relação ao ano passado.

Na programação do segundo dia, que começa às 9h, o Fórum contará com três palestras, além de uma rodada de negócios. Dentre elas, está a palestra do ex-ministro do ministro do Esporte e Turismo Caio de Carvalho e o presidente da Associação Brasileira de Resorts (ABR), Luigi Rotunno, além do consultor Lucas Foster, diretor da Project Hub, primeira rede internacional para empreendedores da economia criativa estabelecida no Brasil.