Novo Centro de Reabilitação do Subúrbio atenderá 400 pessoas com deficiência

Espaço terá fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 29 de janeiro de 2019 às 18:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Valter Pontes/Secom

A dona de casa Jenivalda Conceição, 34 anos, mora no bairro de Alto de Coutos, no Subúrbio Ferroviário, e precisou interromper o tratamento da filha de 11 anos, que tem paralisia cerebral - a garota foi tratada até os 8 anos. O motivo foram as exaustivas viagens até o bairro de Ondina, a 21 km de onde ela mora, para que a menina passasse por sessões de fisioterapia, ecoterapia e terapia ocupacional, necessárias para o desenvolvimento da criança. Prefeito ACM Neto inaugurou Centro Especial de Reabilitação (Foto: Valter Pontes/Secom) Nesta terça-feira (29), Jenivalda recebeu uma das melhores notícias da sua vida. A menos de 200 metros de sua casa, a prefeitura de Salvador inaugurou o Centro Especial de Reabilitação (CER), que será gerido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e fica dentro do Subúrbio 360, na Rua da Paz, também em Coutos. A previsão é que 400 pessoas com deficiência física ou mental sejam atendidas mensalmente por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos. "Era muita contramão. Como é muito longe, sempre chegávamos atrasados e perdíamos as consultas. Decidi, então, parar. Agora tudo vai ser diferente", comemorou a dona de casa. O espaço, que recebeu um investimento de R$ 22 milhões em sua construção, funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com atendimento especializado em reabilitação intelectual e física para pacientes que possuem sequelas decorrentes de traumas, como traumatismo cranioencefálico, doenças neuromusculares, paralisia cerebral e síndromes genéticas. Além disso, haverá suporte para pessoas com deficiência intelectual leve, moderada e com Transtornos do Espectro Autista. Espaço tem equipamento moderno (Foto: Valter Pontes/Secom) Quem receberá tratamento? De acordo com Vinicius Aderne, gestor do centro, serão atendidos no local os pacientes que forem encaminhados pelas redes de atenção básica do município, onde já terão passado por uma triagem prévia.

Ou seja, os interessados devem ir até às unidades de saúde com a documentação necessária (carteira de identidade, carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência), e solicitar uma triagem. Caso os profissionais de saúde atestem a necessidade de um acompanhamento, o paciente será encaminhado ao centro. 

Ainda de acordo com Vinicius, o atendimento será dado, prioritariamente, para moradores da região do Subúrbio "para diminuir a necessidade de locomoção dessas pessoas até o centro da cidade em busca desses tratamentos". Pacientes poderão ser tratados com equipamentos de ponta (Foto: Valter Pontes/Secom) Alívio para a população Também moradora do bairro de Alto de Coutos, Agatha Vitória, 21, convive com o mesmo problema da dona de casa Jenivalda, que interrompeu o tratamento da filha. Ela precisa levar a pequena Analua, de quatro meses, diariamente ao Hospital Sarah, que fica na avenida Tancredo Neves. É lá onde a menina recebe os cuidados necessários para cuidar da síndrome de pé torto congénito. “É muito longe e às vezes, não encontramos vagas”, lamentou. Com a inauguração, ela pretende tratar a filha pertinho de casa.

Quem também elogiou a inauguração foi a presidente da ONG Parque Social, Rosário Magalhães. Ela esteve na inauguração ao lado do vice-prefeito Bruno Reis; da presidente da Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD), Risalva Telles; e da presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Juliana Badaró.

Para ela, que apoia a causa de pessoas com deficiência, a construção de uma unidade dedicada a cuidar desses pacientes é um ganho.“Esse centro fará diferença não só para a região do Subúrbio como, também, para toda a nossa cidade. Tenho certeza que será ofertado um serviço de qualidade, tendo em vista, a parceira com a Apae”, comentou.  Ágatha Vitória vai poder cuidar da pequena Analua com maior comodidade (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Ampliação Durante a inauguração, o prefeito ACM Neto relatou que, frequentemente, era abordado por moradores do Subúrbio, que relatavam dificuldades para ter acesso a tratamento de saúde, já que, na maioria dos casos, as clínicas estão localizadas no centro da cidade."Foi aí que tivemos a ideia de construir. As pessoas, em sua maioria mulheres e mães, me diziam sobre as dificuldades de pegar quatro transportes, para ir e voltar. Agora, Salvador, depois de 469 anos, tem um centro de atenção à pessoa com deficiência, e do município", comemorou.  O titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luiz Galvão, comemorou a inauguração do centro e garantiu que a unidade ajudará na ampliação do acesso de pessoas com deficiência física e mental à saúde.

"Quando o prefeito ACM Neto assumiu a gestão, a cobertura de saúde por aqui era de apenas 33%. Agora, esse número é de 75%. Com mais duas unidades de saúde que vamos inaugurar no Subúrbio nos próximos meses, a nossa expectativa é que a cobertura ultrapasse 80%", disse Galvão.

*Sob a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier