Novo Cras é inagurado em Valéria

Agora, Salvador passa a ter 28 unidades do serviço

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 19 de setembro de 2017 às 14:25

- Atualizado há um ano

A partir desta terça-feira (19), as comunidades de Valéria, Boca da Mata de Valéria, Nova Brasília de Valéria e Palestina terão um novo local para atender famílias em situação de vulnerabilidade. Foi inaugurado o novo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Valéria, localizado na Praça da Matriz, próximo ao Largo de Valéria. 

De acordo com a prefeitura, a unidade foi completamente recuperada, com a substituição do forro, cobertura, toda parte elétrica, fiação, quadro de disjuntores, luminárias, tomadas e interruptores dentro das normas atuais. Com investimentos de R$ 124,9 mil (parte em recursos federais, parte com contrapartida do município), também foram instalados piso tátil, rampa de acesso, além da adaptação do banheiro para atendimento a pessoas com deficiência. 

“Essa é uma unidade que traz para Valéria todo o conjunto de programas sociais da prefeitura. Isso aproxima a comunidade, porque vamos ter integração diária com o bairro”, afirmou o prefeito ACM Neto, durante a inauguração do Cras e o lançamento do programa Família Empreendedora, na manhã desta terça. 

Os Cras são destinados a atender famílias que, devido à pobreza, estejam vulneráveis – seja por privação de renda e do acesso a serviços públicos, seja por vínculos afetivos frágeis, como a discriminação por questões de gênero, idade, etnia e deficiência. Entre os serviços oferecidos, estão o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). 

Além disso, é lá que os cidadãos são orientados sobre os benefícios assistenciais, inclusive com a orientação de como se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e programas municipais como o Primeiro Passo. Em Salvador, existem 28 Cras.