Novo filme de Edgard Navarro será exibido hoje no Glauber

Sessão integra o Panorama Coisa de Cinema, que começou nesta quarta (8) e terá a exibição de 136 longas

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 9 de novembro de 2017 às 06:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: divulgação

O 13º Panorama Internacional Coisa de Cinema segue hoje em Salvador com a exibição de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, no Espaço Itaú Glauber Rocha e na Walter da Silveira. Em Cachoeira, os fimes são exibidos no Cine Theatro Cachoeirano. Um dos destaques desta quinta-feira é Abaixo a Gravidade, do baiano Edgard Navarro, que será exibido no Glauber Rocha, às 20h20 e 20h40, em duas salas. O filme marca o retorno de Navarro à direção, seis anos após O Homem que Não Dormia. O clássico Uma Mulher sob Influência, de John Cassavetes, em cópia restaurada, tem sessão às 14h50, também no Glauber.

O Panorama começou nesta quarta (8), com a exibição do filme As Boas Maneiras, dirigido por Marco Dutra e Juliana Rojas. O filme, protagonizado por Marjorie Estiano e Isabél Zuaa, foi escolhido melhor filme do Festival do Rio e venceu o segundo prêmio mais importante em Locarno, na Suíça. As Boas Maneiras, que estreia em cicuito comercial no primeiro semestre de 2008, tem sido classificado como filme de fantasia e horror, gêneros pouco comuns no Brasil. “É uma fábula que se passa em São Paulo e tem elementos de horror, de musical e humor também, transita por várias coisas”, diz Juliana, que dirige seu terceiro longa. Antes do filme, a peruana Pauchi Sasaki se apresentou com um sexteto da Osba (Orquestra Sinfônica da Bahia), tocando temas de filmes. Músicos da Osba foram convidados para abrir o Panorama, que vai até quarta-feira (8) com 136 longas (foto: Arisson Marinho) Fim de Semana

O Panorama Internacional Coisa de Cinema chega à 13ª edição e novamente as crianças foram lembradas: neste fim de semana, o público infantil vai poder assistir a nove curtas-metragens de diversos países na sessão Divercine.  No Espaço Itaú Glauber Rocha, as sessões ocorrem no sábado, às 14h, e no domingo, às 13h20. Na Sala Walter da Silveira, a mostra infantil será às 15h, nos dois dias. Há curtas das mais diferentes origens, como o lituano Luzes Caminhantes, e o chinês As Cantigas de Leonor. Após as sessões, as crianças poderão se reunir nas mesas do foyer, onde terão lápis de cor e papel à disposição para se divertir.

Para os adultos, um dos destaques é No Intenso Agora, documentário de João Moreira Salles (Nelson Freire/2003), que será exibido domingo, às 16h05, na sala 3 do Itaú Glauber Rocha. O longa, construído a partir de imagens de arquivo, registra movimentos que mudaram o século XX, como a Revolução Cultural Chinesa, o Maio de 1968 na França e também o golpe militar de 1968, no Brasil. O filme é narrado pelo próprio diretor e tem, em alguns momentos, imagens capturadas pela mãe de dele, Eliza Gonçalves.

Veja a programação completa no site do Panorama