Novo golpe no WhatsApp oferece produtos Faber-Castell de graça

A empresa emitiu nota dizendo que não realiza promoções por canais de terceiros

  • D
  • Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2019 às 13:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A volta às aulas se aproxima e criminosos estão aproveitando o momento para aplicar um golpe pelas redes sociais. Trata-se de mais um link falso circulando no WhatsApp e no Facebook Messenger que oferece gratuitamente uma caixa de lápis de cor da Faber-Castell. O intuito da mensagem é roubar dados pessoais e instalar aplicativos maliciosos no celular de quem tenta participar da promoção.

Quando os usuários clicam no link eles são direcionados para um site onde é exibida uma mensagem sobre a suposta amostra grátis e um formulário que pede nome, contato e endereço para receber o brinde. Após fornecer os dados, o interessado precisa compartilhar o link do site com cinco amigos no WhatsApp, o que ajudou a disseminar o golpe.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, pets, tecnologia, bem-estar, sexo e o melhor de Salvador e da Bahia, toda semana:

A campanha está ativa desde o dia 3 de janeiro e registrava cerca de 600 000 acessos até a manhã de segunda-feira (7), segundo a Folha de S. Paulo. Não é possível determinar a quantidade de vítimas atingidas pelo golpe. 

Apenas acessar a página da fraude não infecta o celular ou que as informações foram roubadas, é preciso chegar ao final do processo para que isso aconteça. O que acontece no final depende do modelo do celular. Quem usa sistema Android pode ver a oferta para instalar um aplicativo malicioso ou ser redirecionado para uma página cheia de propagandas. No iPhone é oferecida a instalação de aplicativos verdadeiros, mas eles são parte de esquemas em que os criminosos são pagos por cada instalação concluída.

Em nota, a Faber-Castell informa que “não está realizando nenhuma ação promocional via canais de terceiros” e esclarece que suas promoções acontecem por meio de seus canais oficiais, como sites e redes sociais.Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração, tecnologia, pets, bem-estar e as melhores coisas de Salvador e da Bahia: