Novo Registro de Identidade Civil vai substituir quatro documentos

brasil
25.11.2010, 21:21:00
Atualizado: 25.11.2010, 21:22:03

Novo Registro de Identidade Civil vai substituir quatro documentos

O cartão vai conter os dados da pessoa e os números da identidade atual, do CPF, do título de eleitor e do Número de Identificação Social do Trabalhador

Redação CORREIO

A dona de casa Maria Rosa Soares não sai de casa sem os documentos: “Identidade, título, CPF”, ela conta. Suficiente? “Você vai fazer uma compra rápida, você tem que dar três documentos, quatro documentos. Tem vez que ainda exige comprovante de residência”, diz.

Até o fim de dezembro, começa a ser emitido um novo documento, que vai reunir vários outros. O Registro de Identidade Civil (RIC) vai ser do tamanho de um cartão de crédito. De um lado, uma foto e, de outro, um chip que vai armazenar informações da cada cidadão.

O número é novo, válido para todo o Brasil. No RIC, também vão estar os dados e os números da identidade atual, do CPF, do título de eleitor e do NIS, Número de Identificação do Social do Trabalhador.

Cem mil pessoas vão receber cartas para tirar o novo documento na Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e também em quatro municípios de Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e no Tocantins. Depois, a emissão será em todo o país, num prazo de nove anos.

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, explica que o documento é de policarbonato, material resistente, e tem tecnologia contra falsificação: “É um documento extremamente seguro, atende a todas as normas internacionais de identificação e vai trazer ao brasileiro um documento bastante moderno e funcional”, fala Barreto.

No lambe-lambe do fotógrafo Pedro Alvares Brandão, a clientela vai diminuir. Mas ele não se desanima, já que outros documentos que precisam de foto não vão entrar no RIC, por enquanto: “Eu vou perder uns, mas vou ficar com carteira de estudante, para emprego também”, conta. As informações são da TV Globo.

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas