Novo Registro de Identidade Civil vai substituir quatro documentos

brasil
25.11.2010, 21:21:00
Atualizado: 25.11.2010, 21:22:03

Novo Registro de Identidade Civil vai substituir quatro documentos

O cartão vai conter os dados da pessoa e os números da identidade atual, do CPF, do título de eleitor e do Número de Identificação Social do Trabalhador

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.


Redação CORREIO

A dona de casa Maria Rosa Soares não sai de casa sem os documentos: “Identidade, título, CPF”, ela conta. Suficiente? “Você vai fazer uma compra rápida, você tem que dar três documentos, quatro documentos. Tem vez que ainda exige comprovante de residência”, diz.

Até o fim de dezembro, começa a ser emitido um novo documento, que vai reunir vários outros. O Registro de Identidade Civil (RIC) vai ser do tamanho de um cartão de crédito. De um lado, uma foto e, de outro, um chip que vai armazenar informações da cada cidadão.

O número é novo, válido para todo o Brasil. No RIC, também vão estar os dados e os números da identidade atual, do CPF, do título de eleitor e do NIS, Número de Identificação do Social do Trabalhador.

Cem mil pessoas vão receber cartas para tirar o novo documento na Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e também em quatro municípios de Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e no Tocantins. Depois, a emissão será em todo o país, num prazo de nove anos.

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, explica que o documento é de policarbonato, material resistente, e tem tecnologia contra falsificação: “É um documento extremamente seguro, atende a todas as normas internacionais de identificação e vai trazer ao brasileiro um documento bastante moderno e funcional”, fala Barreto.

No lambe-lambe do fotógrafo Pedro Alvares Brandão, a clientela vai diminuir. Mas ele não se desanima, já que outros documentos que precisam de foto não vão entrar no RIC, por enquanto: “Eu vou perder uns, mas vou ficar com carteira de estudante, para emprego também”, conta. As informações são da TV Globo.

***

O CORREIO entende a preocupação diante da pandemia do novo coronavírus e que a necessidade de informação profissional nesse momento é vital para ajudar a população. Por isso, desde o dia 16 de março, decidimos abrir o conteúdo das reportagens relacionadas à pandemia também para não assinantes. O CORREIO está fazendo um serviço de excelência para te manter a par de todos os últimos acontecimentos com notícias bem apuradas da Bahia, Brasil e Mundo. Colabore para que isso continue sendo feito da melhor forma possível. Assine o jornal.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/editorial-fotografado-a-distancia-une-tres-paises-na-quarentena/
O ensaio foi realizado pela plataforma Zoom, usando celular
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/matheus-buente-troca-chatice-academica-pelo-humor-para-contar-a-historia-de-salvador/
Lives do humorista e professor de História são fontes de informação e diversão na quarentena; veja vídeos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/bau-de-marrom-a-bahia-tambem-ensina-ao-mundo-como-cantar-e-dancar-forro/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anastacia-comemora-80-anos-com-muito-forro/
Cantora e compositora lança EP com produção de Zeca Baleiro e parcerias com Mariana Aydar, Chico César e Amelinha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nizan-guanes-vai-entrevistar-roberto-medina-abilio-diniz-e-washington-olivetto/
As entrevistas são parte do Sunday Night Live que o publicitário tem realizado em sua conta do Instagram
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/luiz-caldas-substitui-sanfona-por-guitarra-em-disco-de-forro/
Álbum é o centésimo em projeto do músico que prevê um lançamento temático por mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/youtuber-compra-mansao-de-r-65-milhoes-apenas-para-gravar-videos/
Camila Loures disse que seguirá morando em sua antiga residência
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/daniela-faz-live-nesta-sexta-feira-29-com-transmissao-no-multishow/
Apresentação da cantora será em casa e terá clássicos como O Canto da Cidade, além de canções novas
Ler Mais