Novo secretário da SSP testa positivo para covid-19

Por conta disso, a posse dele e de mais dois integrantes da pasta será virtual

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2020 às 10:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Elói Corrêa/GOVBA

O novo secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP), Ricardo Mandarino, testou positivo para covid-19. A informação foi divulgada pelo governo neste sábado (26). Por conta disso, a cerimônia de posse dele e de outros dois membros da alta cúpula da pasta que estava agendada para está segunda-feira (28) acontecerá de forma virtual.

Na cerimônia tomarão posse também o novo subsecretário da SSP, Hélio Jorge, e a nova delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito.

O nome de Ricardo Mandarino foi anunciado na quarta-feira (23). Ele é juiz federal aposentado, e antes disso, foi delegado, procurador estadual da Fazenda, e integrante do Conselho Nacional do Ministério Público.

Ele assumiu o posto de Maurício Barbosa, que estava no comando da SSP desde 2011, mas foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), e depois exonerado pelo governador Rui Costa. Maurício e a chefe de gabinete da Secretaria, Gabriela Macedo, estão sendo investigados por envolvimento em um esquema de venda de sentenças no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Duas desembargadoras foram presas pelo mesmo crime, na operação que foi batizada de Faroeste.

Os outros dois integrantes que tomam posse nesta segunda-feira, Hélio Jorge e Heloísa Brito, são delegados especiais que construíram carreira na polícia. Ambos começaram a vida como delegados plantonistas, depois se tornaram titulares e foram subindo de postos até alcançar a posição atual.