Novo serviço vai acirrar concorrência de telecons em Salvador

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 13 de agosto de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Concorrência na banda larga A chegada da Tim Live a Salvador deve mexer com o mercado de banda larga na capital baiana. O serviço da operadora de telecomunicações promete planos com velocidades que variam de 100 megas a 2 gigas – acima do que é ofertado atualmente por aqui. Responsável pela unidade residencial e PME da TIM Brasil, Fabiano Ferreira acredita que o efeito da chegada do serviço por aqui vai ser semelhante ao da entrada da GVT (atual Vivo Fibra). Naquela época, as concorrentes, que ofereciam planos entre 4 e 8 megas, tiveram que elevar o padrão para enfrentar uma empresa que chegava com condições melhores. “Seremos os maiores na oferta de fibra até o final deste ano, mas tenho certeza que a partir do próximo ano os dois grandes concorrentes vão se movimentar”, avalia. 

O que faz diferença Quando as competidoras estiverem oferecendo velocidades de conexão similares, a diferença ficará por conta da qualidade do serviço, acredita Fabiano Ferreira. Ele lembra que existem regiões em São Paulo e no Rio de Janeiro onde os consumidores tem a possibilidade de escolher entre até cinco empresas diferentes. “Ganha o consumidor”, avalia. Segundo ele, os pontos mais importantes no processo de escolha são a estabilidade do sinal, a qualidade de atendimento e o Wi-Fi. A TIM está investindo R$ 11 milhões na implantação do serviço de banda larga este ano. Nove bairros já podem solicitar o serviço e a previsão é chegar a 32, até novembro. A empresa calcula mais R$ 30 milhões em investimentos na expansão pelos próximos três anos. 

Camisas Polo inova outra vez A Camisas Polo Salvador continua se destacando por projetos inovadores na área de gestão. Pequena indústria, instalada no Condomínio Bahia Têxtil, na rua do Uruguai, tornou-se agora a primeira indústria da área textil no Brasil a utilizar a radiofrequência (RFID) para o controle de produção, estoque e expedição. Já ostentava antes o título de primeira a conseguir eficiência energética plena, com paineis fotovoltaicos e a primeira a instalar ventiladores gigantes do tipo “Elefante”, que reduzem o consumo de energia e melhoram a qualidade do ambiente na fábrica.  A radiofrequência elimina o contato físico na hora de pesagem, embalagem e localização de produtos. Garante a identificação do tipo de material, detalhes como tipo do tecido, cor, tamanho, sem a necessidade de que sejam abertas embalagens. 

Grupo Fragnani A marca baiana de porcelanatos Tecnogres, do Grupo Fragnani, com fábrica em Dias d’Ávila, completa 12 anos de mercado este mês, com planos de dobrar a produção atual de 600 mil metros quadrados/mês, após a finalização do projeto de uma nova linha de produção.