Novo técnico do Atlético-MG, Vagner Mancini reencontra Vinícius

Treinador e meia protagonizaram episódios marcantes em um Ba-Vi em 2018

Publicado em 14 de outubro de 2019 às 13:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Atlético-MG/Divulgação

Poucas horas após demitir Rodrigo Santana, a diretoria do Atlético Mineiro anunciou nesta segunda-feira (14) a contratação do técnico Vagner Mancini. O contrato com o novo treinador será apenas até o fim da temporada, com 13 jogos pela frente. E ele já comandará a equipe na partida de quarta, contra o CSA, em Maceió, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No Atlético, Mancini vai se reencontrar com o meia Vinícius. Os dois protagonizaram o polêmico Ba-Vi realizado no dia 18 de fevereiro de 2018, no Barradão, que terminou antes do tempo regulamentar porque o Vitória, então treinado por Mancini, teve cinco jogadores expulsos.

Acusado de causar o encerramento antecipado da partida mediante ordem ao zagueiro Bruno Bispo para que ele forçasse o recebimento do segundo cartão amarelo, o técnico acabou suspenso por cinco jogos em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD). Mancini e Ramon no Vitória em Ba-Vi de 2018; segundo leitura labial, ele passava recado para Bruno Bispo ser expulso (Foto: Reprodução TV Bahia) Naquele mesmo clássico, o meia Vinícius marcou o gol de empate do Bahia em 1x1 e, na comemoração, fez sua habitual dança "joelho créu" em frente à principal torcida organizada rubro-negra, o que causou revolta dos jogadores do Vitória e deu início a uma briga generalizada em campo. Expulso no ato, ele pegou suspensão de duas partidas no TJD.

O episódio aconteceu no primeiro clássico do ano passado e causou impacto nos jogos seguintes. Mancini chegou a proibir que os jogadores do Leão abraçassem os do Bahia antes dos confrontos - a briga e o W.O. aconteceram no chamado Ba-Vi da Paz, em que os atletas dos dois times se abraçaram no círculo central antes da bola rolar. "Se o árbitro vier, ou alguém da federação, do governo, ou da Nasa pedir para que meus atletas se perfilem no centro do campo, eu não vou permitir", disse na época.

No quesito futebolístico, o Vitória também saiu prejudicado. Desfalcado de alguns de seus principais jogadores, acabaria derrotado pelo Bahia na final do Campeonato Baiano. Dança de Vinícius no clássico foi pivô de uma briga entre jogadores dos dois times (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia) No Atlético-MG, Vagner Mancini será apresentado oficialmente na terça-feira, já em Maceió, ao lado do novo auxiliar Anderson Silva. O último clube de Mancini foi o São Paulo, no qual se demitiu da função de coordenador no dia 27 de setembro por não concordar com a contratação do técnico Fernando Diniz.

O novo treinador atleticano trabalhará novamente com Rui Costa, atual diretor de futebol do Atlético, que exerceu a mesma função na Chapecoense, entre 2016 e 2017.

Em Minas Gerais, Mancini já comandou o arquirrival Cruzeiro nos anos de 2011 e 2012. Na ocasião, salvou o time do rebaixamento e chegou a golear o Atlético por 6x1 na última rodada do Brasileirão de 2011. Agora no comando da equipe atleticana, o desafio é menos complexo. Em baixa, o Galo tenta reagir no Brasileirão para voltar ao G6, a zona de classificação à Copa Libertadores, após uma queda acentuada de rendimento nas últimas semanas. O Atlético ocupa a 11ª colocação, com 31 pontos, a dez de distância do Grêmio, atual sexto colocado. No total, Rodrigo Santana obteve aproveitamento de 48,7% dos pontos disputados no comando do Galo. Foram 41 jogos, nos quais obteve 18 vitórias, seis empates e 17 derrotas.