Novo vírus ataca computadores em todo o mundo

Ciberataque descoberto na manhã de hoje pode superar o número de computadores infectados pelo 'malware’ WannaCry na sexta-feira (12/5)

Publicado em 17 de maio de 2017 às 12:02

- Atualizado há um ano

Um novo ciberataque em grande escala para roubar moeda virtual afeta hoje (17/5) centenas de milhares de computadores em todo o mundo de acordo com especialistas em segurança cibernética. Segundos o pesquisador Nicolas Godier, especialista em segurança cibernética da Proofpoint.estes especialistas, o novo vírus, chamado de Adylkuzz, “utiliza com mais discrição e para diferentes propósitos ferramentas de pirataria recentemente reveladas pela NSA e a vulnerabilidade agora corrigida pela Microsoft”.

Outro especialista em cibersegurança. Roberto Holmes, afirmou à AFP que o alcance do novo vírus ainda é desconhecido, mas que "centenas de milhares de computadores podem ter sido infectados”, o que indica que o ataque é “muito maior” que o WannaCry, vírus que infectou computadores em quase 200 países entre a sexta (12/5) e a segunda (15/5).

Concretamente, o novo 'malware’ se instala em equipamentos acessíveis através da mesma vulnerabilidade do Windows utilizada pelo WannaCry, uma falha já detectada pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos), que vazou na internet em abril. O Adylkuzz cria, de forma invisível, unidades de uma moeda virtual não localizável chamada Monero, comparável ao Bitcoin. Os dados que permitem utilizar este dinheiro são extraídos e enviados a endereços criptografados.Para os usuários, “os sintomas do ataque incluem sobretudo uma performance mais lenta do aparelho”, afirma a empresa de segurança cibernética Proofpoint em um blog. A empresa detectou alguns computadores que pagaram o equivalente a milhares de dólares sem o conhecimento de seus usuários. Ainda de acordo com Robert Holmes, “já aconteceram ataques deste tipo, com programas que criam moeda criptográfica, mas nunca nesta escala”.Com informações da AFP.