Novos alvos são apontados em investigação sigilosa no Detran

satélite
20.04.2021, 07:00:00
Atualizado: 20.04.2021, 07:01:52

Novos alvos são apontados em investigação sigilosa no Detran


Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

A ofensiva deflagrada este ano pelo Ministério Público do Estado (MP) sobre o Detran conquistou avanços substanciais em uma nova frente de investigação aberta para apurar indícios de corrupção e desvios de verbas envolvendo ao menos dois grandes contratos do órgão. Embora o MP tenha determinado alto nível de sigilo para o caso, informações obtidas pela Satélite apontam que, entre os alvos, está uma empresa do Rio de Janeiro especializada em tecnologia da informação e sistemas digitais. Na mira dos investigadores, há ainda um suspeito de atuar como operador financeiro para beneficiários do esquema que teria fixado residência em Portugal, considerado peça-chave para o cerco.

Novos capítulos
Desde o início de fevereiro, quando o “Cartel das Placas” na Bahia foi desmontado por promotores do Gaeco, grupo especial voltado a combater organizações criminosas, o MP deu inicio a uma série de investigações paralelas no Detran, com foco principal em contratos milionários.

Ajuste de contas
Relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin autorizou a emissão da guia de execução provisória para que o ex-ministro Geddel Vieira Lima efetue, de forma integral,  o pagamento da multa de aproximadamente R$ 1,6 milhão, relativa ao caso do bunker de propina descoberto pela Polícia Federal em um apartamento da Graça. A quitação da soma à vista foi imposta como condição para que Geddel possa cumprir parte da pena por lavagem de dinheiro em regime semiaberto. Em sua decisão, Fachin destacou que quaisquer atos referentes à prisão do ex-ministro dependem de aval prévio do STF.

Fora do papel
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, desembarca na Bahia sexta-feira que vem para inaugurar o primeiro trecho duplicado da BR-101 no estado. A etapa, com 22 quilômetros e pavimento de concreto, começa na ligação com a BR-324, sentido Alagoinhas, e termina logo após a entrada do município de Teodoro Sampaio. Na solenidade, prevista para acontecer às margens da rodovia em Conceição do Jacuípe, Freitas deve anunciar a meta de concluir a duplicação da BR-101 até Alagoinhas no fim de 2022.

Plantar e colher
Donos de vinícolas na Chapada Diamantina terão destaque no cronograma da visita que o ex-prefeito ACM Neto fará no início de maio à região, escolhida para abrir a retomada da agenda do democrata no interior baiano. A ideia é ouvir empresários que atuam no segmento sobre como aproveitar melhor a forte vocação da Chapada para a vinicultura e incluir, em seu eventual plano de governo na sucessão estadual, propostas direcionadas a consolidar a região como polo de vinhos finos.

Fogo no pavio
É crescente a tensão entre fazendeiros e tupinambás na Serra do Padeiro, situada no Sul da Bahia. O estopim foi aceso após a Justiça Federal autorizar, contra as ordens do Supremo, reintegração de posse em áreas ocupadas por índios que travam intensa disputa pelas terras.

"O atual momento com a pandemia ainda é muito difícil, e a medida é importante para dar fôlego às empresas e manter o emprego e a renda dos trabalhadores" - Angelo Coronel, senador pelo PSD da Bahia, ao explicar voto a favor do projeto de lei que permite a abertura de créditos extraordinários para a implantação dos programas emergenciais de manutenção do emprego (BEm) e de auxílio às pequenas e micro empresas (Pronampe), aprovado ontem no Congresso

***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas