Novos diretores das escolas municipais serão anunciados na próxima quarta (25)

Eleições nas 399 instituições de ensino da rede pública de Salvador aconteceram nesta quinta (19)

Publicado em 19 de setembro de 2019 às 17:53

- Atualizado há um ano

. Crédito: São de André Carvalho/SMED/PMS

Na próxima quarta-feira (25), os estudantes das 399 escolas municipais conhecerão seus novos diretores e vice-diretores. As eleições para as escolhas dos nomes aconteceram nesta quinta (19), durante todo o dia. Os escolhidos ocuparão os cargos no próximo biênio 2020/2022.

Cerca de 150 mil alunos participaram do processo de votação. Estavam aptos a escolher um nome estudantes a partir de 12 anos regularmente matriculados e frequentes; pais ou responsáveis legais dos estudantes menores que 18 anos; membros do magistério; e servidores públicos em exercício na unidade de ensino. 

O secretário municipal da Educação, Bruno Barral, falou da importância de envolver os alunso nesse processo de escolha. "Salvador continua avançando nos diversos aspectos da educação, entre eles a garantia desse processo democrático de eleição de gestores escolares. É importante destacar que esse trabalho que vem sendo construído de forma ampla, com base no diálogo e na democracia, conduzido pela Comissão Eleitoral Central (CEC), que conta com a participação da APLB, do Fórum de Gestores, com representação da secretaria", declarou.

A votação teve o acompanhamento da CEC, das gerências regionais de educação (GREs) e da Comissão Eleitoral Escolar (CEE), também responsável, junto com os fiscais das chapas, pela apuração dos votos.

A nomeação dos diretores e vice-diretores eleitos ocorrerá no dia 3 de outubro, e a posse no dia 10 do mesmo mês.