Núcleo da Defensoria Pública atenderá vítimas de crimes violentos

Além da ajuda jurídica, espaço vai orientar vítimas e familiares na área psicossocial

  • D
  • Da Redação

Publicado em 7 de março de 2018 às 20:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

As vítimas ou familiares de pessoas que sofreram crimes violentos, como tentativa de homicídio ou de latrocínio - roubo seguido de morte - podem contar agora com um suporte neste momento difícil. A Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) lançou nesta quarta-feira (7) o Núcleo de Amparo às Vítimas de Crimes Violentos. Familiares de pessoas que não sobreviveram aos ataques também podem recorrer ao serviço. 

A defensora pública e subcoordenadora da Especializada de Direitos Humanos da DPE-BA, Eva Rodrigues, explica que a ideia do núcleo é orientar esse grupo de pessoas na área jurídica, mas também fornecer amparo psicológico. "Essas famílias precisam muito mais do que uma ação indenizatória. Elas precisam de orientação, que muitas vezes elas não encontram em determinados equipamentos que temos. A ideia é orientar, acolher e amparar nesse momento delicado e de dor", comenta Eva.

A equipe do núcleo conta com cinco profissionais do setor jurídico e três na área psicossocial - sendo duas assistentes sociais e uma psicóloga. O objetivo da DPE-BA é que o atendimento seja feito para vítimas de Salvador.

"Isso porque a ideia é que as outras unidades da Defensoria possam desenvolver projetos como esse. É claro que se recebermos pessoas da Região Metropolitana, por exemplo, não vamos negar atendimento. Mas o ideal é que essas pessoas consigam atendimento nas unidades de seus municípios", explica a subcoordenadora.

A assistente social Deysiene Cruz, 31 anos, é uma das profissionais que integram a equipe do novo núcleo. Para ela, participar do projeto é promover a cidadania. "Precisamos prestar essa assistência pra que esse enfrentamento seja feito de uma forma mais digna", acredita.

A única psicóloga do grupo, Vanina Miranda, 39, diz que fica emocionada de integrar a equipe. "É de uma importância fundamental. Uma pessoa que vive uma situação dessas, ela se sente totalmente desamparada. A pessoa está muito fragilizada e, muitas vezes, desacredita dos seus próprios direitos", comenta.

O novo núcleo vai funcionar no mesmo prédio onde a DPE-BA está localizada, no 3º andar do Edifício Multicab Empresarial, localizado no bairro de Sussuarana. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h. "Qualquer pessoa pode procurar o Amparo. O atendimento é feito pode demanda espontânea. É só chegar", explica Eva Rodrigues.

Quem pode procurar ajuda? Vítimas de tentativa de homicídio ou latrocínio - roubo seguido de morte. Familiares de pessoas que foram mortas por esses mesmos tipos de crime também podem procurar ajuda do núcleo.

Qual o atendimento feito no local? O objetivo é orientar as vítimas desses casos tanto no âmbito jurídico, quanto na área psicológica. São cinco profissionais no setor jurídico e outros três para acompanhamento psicossocial - sendo duas assistentes sociais e uma psicóloga.

Onde é feita a orientação? A unidade do novo núcleo fica localizada no 3º andar do Edifício Multicab Empresarial, no bairro de Sussuarana. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.