Núcleo de Assistência a Pessoas com Câncer precisa de doações para se manter

NASPEC funciona há mais de 40 anos e, abriga pacientes oncológicos dos 416 municípios da Bahia

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2022 às 13:35

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Após lidar com as dificuldades de arrecadação durante a pandemia, o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (NASPEC) chega a 2022 com número de doações caindo drasticamente a cada dia. Localizada no bairro do Engenho Velho de Brotas (Rua Padre Luiz Figueira, 50, Final de Linha, ao lado da Delegacia da Mulher, a instituição que mantém seus abrigados através da solidariedade de empresas e pessoas, faz um apelo para continuidade e manutenção de suas atividades.   Diante da impossibilidade de organizar eventos e atividades extras para coleta e incentivo de doações, o NASPEC chega a um estado crítico e pede a atenção de todos os baianos. 

“A situação é extremamente difícil. Não contamos com o apoio de grande parte das prefeituras que enviam frequentemente seus pacientes, somente 03 municípios continuam contribuindo com regularidade, e no geral, as doações estão diminuindo. Precisamos urgentemente normalizar a situação financeira do núcleo para continuidade das atividades”, diz a Fundadora e Diretora do NASPEC, Romilza Medrado.   A organização acolhe diariamente pacientes que chegam a Salvador de todos os municípios baianos para realizar seu tratamento contra o câncer. O NASPEC atua com foco nos cuidados paliativos e tratamento da dor para oferecer melhores condições de enfrentamento da doença. “Eles chegam muito debilitados. Aqui, eles recebem atendimentos da equipe multidisciplinar de voluntários, além de todas as refeições, medicamentos e material médico hospitalar”, completa a diretora.   O núcleo conta com uma infraestrutura atual de 72 leitos em enfermarias, além de alojamentos para acompanhantes (feminino e masculino), refeitório, sala de entretenimento, copa, cozinha, salas de capacitações, artesanato, consultórios e uma lavanderia hospitalar. Todos os pacientes têm direito a um acompanhante, que também permanece hospeda na instituição enquanto durar o tratamento.

Os acompanhantes também recebem todo apoio, além de serem qualificados para se tornarem cuidadores habilitados, oferecendo um maior bem estar e qualidade de vida ao retorno para suas casas.   Sabendo que é com o pouco de muitos que a manutenção das ações é realizada durante todos esses anos, contamos com sua ajuda. Faça parte dessa grande corrente de solidariedade.  Você pode ajudar o NASPEC contribuindo pelas contas bancárias ou via PIX: - Para doações via PIX CHAVE PIX Banco do Brasil: 01.428.475/0001-46 CHAVE PIX Caixa Econômica: [email protected]  - Para doações via transferência bancária BANCO DO BRASIL Agência 2967-X Conta Corrente 105967-X CAIXA ECONÔMICA Agência 1510 Conta Corrente 827-3 Op 003. CNPJ DO NASPEC: 01.428.475/0001-46 - Interessados em fazer doações podem entrar em contato através dos números: 71 9 8687 4926 (WhatsApp), 71 3261-6415 / 0643.