Número de mortos e feridos passa de mil após tsunami na Indonésia

Fenômeno natural pode ter sido motivado por erupções vulcânicas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2018 às 07:57

- Atualizado há um ano

. por AFP Photo

O número de mortos por causa uma tsunami na Indonésia chegou a 222, segundo autoridades locais. Além disso, outras 843 ficaram feridas devido ao fenômeno. O número de mortos ainda pode aumentar, e 20 pessoas estão desparecidas.

As ondas atingiram as ilhas de Sumatra e Java na noite deste sábado (22), provocadas por deslizamentos subaquáticos causados por erupções do vulcão Krakatoa. "O número de vítimas pode aumentar, pois não nos chegaram informações de todas as áreas afetadas", afirmou em comunicado o porta-voz da BNPB, Sutopo Purwo Nugroho.Pelo menos duas ondas gigantes devastaram boa parte das regiões de Serang, Pandeglang e South Lampung, no o estreito de Sunda. Testemunhas contaram que a segunda onda foi muito maior e mais forte do que a primeira.

[[galeria]]

Centenas de casas e hotéis ficaram muitos danificados. A região concentra as praias mais procuradas pelos visitantes como Tanjung Lesung, Sumur, Teluk Lada, Penimbang e Carita.

Show  Entre os mortos estão integrantes de uma banda e pessoas que assistiam a um show na praia de Tanjung Lesung. A onda atingiu o palco e arrastou a estrutura contra o público. 

Alguns integrantes do grupo "Seventeen", que fazia o show, e parte dos espectadores morreram. O vocalista Riefian "Ifan" Fajarsyah publicou na manhã deste domingo (23) um vídeo em que confirmava a morte do baixista e do produtor da banda, além do desaparecimento de outros integrantes.

"Quando o incidente aconteceu muitos turistas estavam nas praias ao longo de Pandeglang, em Java", disse o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) da Indonésia, Sutopo Purwo Nugroho.

Pandeglang é a área mais destruída e com o maior número de vítimas. Outros distritos muito afetados foram os de Lampung do Sul e de Serang.