Número de mortos em atentado em Cabul chega a 48

Pelo menos outras 112 pessoas ficaram feridas em ataque do Estado Islâmico

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2018 às 12:57

- Atualizado há um ano

Subiu para 48 o número de mortos em um atentado terrorista no Afeganistão na manhã deste domingo (22). Um homem-bomba cometeu suicídio em um centro de registro de eleitores, em Cabul, capital afegã, em um ataque assumido pelo Estado Islâmico (EI). 

Além disso, outras 112 pessoas ficaram feridas, segundo um porta-voz do Ministério da Saúde do país. O grupo terrorista assumiu o atentado em um comunicado divulgado pelo aplicativo de mensagens Telegram. No texto, cuja autenticidade ainda não pôde ser confirmada pelas autoridades oficiais do país, o EI divulgou que o suicida era Qari Omar al Bishauri, a quem chamam de ‘mártir’. Ele detonou um colete explosivo. 

Em sua agência de notícias, a Aamaq, o EI também assumiu a responsabilidade. O grupo terrorista declarou que o atentado tinha, como alvo, "apóstatas" xiitas. O número de mortos pode ser maior – o próprio EI fala em mais de 40 mortos. 

De acordo com o chefe de polícia de Cabul, general Daud Amin, o suicida atacou civis que estavam reunidos para receber cartões de identificação nacionais.

As vias que levam ao local da explosão foram bloqueadas pela polícia – somente ambulâncias têm acesso ao local. O atentado aconteceu em meio à expectativa das eleições parlamentares do Afeganistão, previstas para serem realizadas em outubro deste ano. 

Na semana passada, três policiais responsáveis pela guarda do recenseamento eleitoral em duas províncias afegãs também foram mortos em ataques.