Número de mortos no terremoto do Irã sobe para 348

Mais de 2 mil pessoas ficaram feridas

Publicado em 13 de novembro de 2017 às 08:19

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: FARZAD MENATI/AFP
. por POURIA PAKIZEH/AFP

Subiu para mais de 348 o número de mortos por um violento terremoto de magnitude 7,3 que atingiu a região fronteiriça entre Irã e Iraque, informaram autoridades nesta segunda-feira (13). A província de Kermanshah, no oeste iraniano, foi a mais atingida, segundo a agência de notícias estatal. No Iraque, foram ao menos sete mortes confirmadas. A televisão estatal iraniana disse que 3.950 pessoas ficaram feridas.

O tremor atingiu uma área rural e montanhosa. No Iraque, foram confirmadas sete mortes e 535 pessoas ficaram feridas, todas no norte do país, na região semiautônoma do Curdistão, de acordo com o Ministério do Interior em Bagdá. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 23,2 quilômetros e teve como epicentro uma área 31 quilômetros distante da cidade de Halabja, no leste iraquiano.

Mais de 100 tremores secundários ocorreram. Algumas áreas estavam sem fornecimento de luz e água e com problemas na comunicação por telefone e celular. O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, enviou suas condolências na manhã desta segunda-feira e pediu às equipes de resgate que façam todo o possível para ajudar os afetados, segundo a imprensa estatal.

A agência semioficial ILNA disse que ao menos 14 províncias iranianas foram afetadas pelo tremor. No Iraque, o primeiro-ministro Haider al-Abadi emitiu diretrizes para as equipes da Defesa Civil responderem ao desastre natural. O Crescente Vermelho já enviou 33 caminhões com ajuda para áreas afetadas, com tendas, aquecedores, colchões e cobertores, bem como alimentos. A Turquia envia ajuda ao Iraque e disse que pode ajudar o Irã caso Teerã faça um pedido.