O Airbnb em Porto Seguro

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 23 de abril de 2018 às 11:46

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O acordo feito entre o Conselho Municipal de Turismo e a Secretaria de Turismo de BPS, infelizmente foi nocivo para o terceiro maior Parque Hoteleiro do país: o de Porto Seguro, com seus 600 hotéis e 58 mil camas.

Lembrando que nesta cidade, o turismo representa 80% do PIB, sendo os maiores empregadores locais.  

Esta plataforma digital, utilizou a máxima da guerra que é “separar para depois conquistar”,  infelizmente, o gestor pensou somente no fundo municipal de desenvolvimento do turismo e os valores advindos de tal acordo.

Precisamos sim pensar na sustentabilidade e na sobrevivência deste importante parque hoteleiro, pois ao contrario teremos mais empreendimentos sucateados, e o desemprego em alta.

Estas plataformas não pagam impostos, não geram empregos, não tem proteção jurídica, muito menos sanitárias e fazem uma concorrência predatória e desleal com quem tem seu ativo imobilizado e “cimentado”.

Vamos seguir o exemplo das principais cidades que tem o Turismo como uma de suas principais atividades, combatendo estas plataformas disruptivas e regulamentando a atividade, para que paguem impostos e tributos em pé de igualdade com todos.

Em Salvador, foi formado pelo COMTUR, uma comissão composta pelos Presidentes da ABIH, Salvador Destination, CET e FeBHA, para sugerir aos edis um modelo de legislação que atenda a nossa realidade.

Silvio Pessoa é presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha)