O baiano Teago Oliveira (Maglore) ganha destaque no pop rock nacional

Hagamenon Brito

Publicado em 30 de abril de 2018 às 07:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O Red Bull Music Pulso, encerrado sábado (28), ocupou por quatro semanas o  prédio do Red Bull Station, em São Paulo, com 30 artistas independentes de diversas regiões do país imersos num laboratório musical com painéis, showcases, oficinas e palestras gratuitas. Um dos destaques do novo pop rock do país, Teago Oliveira participou do Red Bull Music Pulso, compôs o novo single de Erasmo Carlos e planeja gravar um álbum solo em 2019 (foto/Felipe Gabriel/divulgação) Vocalista e guitarrista da banda baiana de rock Maglore, Teago Oliveira, 32 anos, foi um dos convidados da residência colaborativa que teve o objetivo de produzir músicas e criar conexões regionais. Para ele, foi como fazer uma "pós-graduação musical".

"Criei e  aprendi muito. Aprendi a gravar e a produzir melhor as minhas músicas. Faço mais harmonia e melodia e o pessoal aqui gosta muito de beats eletrônicos, são beatmakers. Foi uma grande experiência, já que venho de uma família mais diferente. Gosto de pedais, violão, guitarra, sou clássico (risos). Não sou familiarizado com computador", conta.

Radicado em São Paulo, Teago vive a melhor fase de uma carreira iniciada com a Maglore, em 2009, e que teve dias difíceis. "Teve um tempo em que eu não esperava mais nada. Hoje, porém estou feliz, vivendo com dignidade, eu e os companheiros da banda", diz.

"Fazemos uma média de quatro a cinco shows por mês, os caras também têm outros projetos. Somos uma banda de pop rock num tempo em que o ciclo é outro, com uma cena de hip hop forte, de artistas novos de outros gêneros. E a gente, uma banda mais tradicional, está tendo espaço". 

Erasmo Carlos -  O crescimento artístico do compositor alcançou um momento especial no quarto álbum da Maglore, Todas as Bandeiras (Deck), em 2017, e o levou a ter a canção Não Existe Saudade no Cosmos gravada por Erasmo Carlos, um dos maiores artistas da história do rock nacional e da MPB.

"Marcus Preto estava fazendo parte da curadoria do novo álbum de Erasmo e me pediu uma música. Aí estava eu na casa da minha namorada, num domingo, desço para comprar uma pizza e, quando volto, atendo o telefone e alguém me diz que é o Erasmo. Falei: ‘Vá se fuder que é o Erasmo!’. Quando vi que era verdade e ele disse que tinha gravado a minha música , caí no choro", lembra.

Sagitariano com ascendente em Áries e Lua em Leão, Teago busca ser totalmente verdadeiro e visceral nas suas músicas. Não por acaso, John Lennon (1940-1980) é a sua maior inspiração. "Ele era genial, uma mega figura exposta e controversa ao mesmo tempo, tinha várias nuances", diz.

"Poucas vezes vou ser muito racional na vida, sou mais à flor da pele nas coisas e uso isso para me expressar", revela o músico, que planeja um trabalho solo para o próximo ano e acredita que a arte precisa ser livre em todos os sentidos. "Tenho minhas convicções ideológicas, mas quero passar longe de certa militância".

5 Detalhes sobre Teago Oliveira 

1.   É vocalista, guitarrista e compositor da banda baiana de rock Maglore, que tem quatro álbuns e reside em São Paulo.

2. Compôs o novo single do grande Erasmo Carlos, Não Existe Saudade no Cosmos.

3. Planeja lançar seu primeiro álbum solo em 2019.

4.  John Lennon (1940-1980) é a sua maior inspiração musical.

5.  Ele e a namorada têm três gatos: Nicolas Skywalker, Xerox e Lemurinha.

***

Veja o lyric video do single "Não Existe Saudade no Cosmos", música de Teago gravada por Erasmo Carlos

Ouça o mais recente álbum da Maglore, "Todas as Bandeiras" (2017)

***

JANELLE MONÁE HONRA PRINCE NO ÓTIMO ÁLBUM 'DIRTY COMPUTER' Em seu terceiro álbum, Dirty Computer (Warner), Janelle Monáe, 32, canta na ótima faixa electro-pop Crazy, Classic, Life, que é "jovem, negra, selvagem, livre e nua em uma limusine". Ela, que sempre foi futurista e destemida, está ainda mais poderosa no trabalho que teve a ajuda do amigo Prince (1958-2016), antes que ele partisse para outra galáxia. Sua Alteza Púrpura, aliás, emprestou uma linha de sintetizadores ao hit Make Me Feel, um dos pontos altos de Dirty Computer. Com participação de Grimes, a faixa símbolo do álbum é Pynk, que celebra a criação, o amor próprio e o pussy power. Jogando no R&B, soul, rap, rock espacial e pop, Monáe tem a força. 

Veja o videoclipe de Make Me Feel

***

DINGO BELLS ACERTA DE NOVO Depois da boa estreia, em 2015, com o álbum Maravilhas da Vida Moderna, o power trio gaúcho Dingo Bells mantém a categoria com Todo Mundo Vai Mudar (Natura). Com letras abordando diferentes tipos de mudanças que uma pessoa pode ter e uma sonoridade mais pop que absorve influências da soul music, a banda brilha em canções como Tudo Trocado, que tem sopros vibrantes e um quê de Gilberto Gil 70’s; e Tem Pra Quem. Destaque também para a ótima capa pop de Rodrigo Marroni.

Confira o videoclipe da canção "Sinta-se em Casa"