Assine

O Bem Inspira: TV Bahia lança campanha para inspirar boas ações


 

Lançamento aconteceu na noite desta quinta-feira (30), na sede da emissora, com presença de representantes de mais de 40 instituições

  • Tailane Muniz

Publicado em 30/08/2018 às 21:36:46
Atualizado em 18/04/2023 às 20:06:05
. Crédito: .

Diretor executivo de televisão da Rede Bahia, João Gomes apresenta campanha (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) O nome é 'O Bem Inspira' e já diz tudo: fazer - e disseminar - o bem, sem olhar a quem. Trata-se da nova campanha da TV Bahia, lançada nesta quinta-feira (30), na sede da emissora.

A TV Bahia acredita que, além de fazer, é preciso também mostrar benfeitorias ao máximo de pessoas possíveis. Conforme o diretor executivo de televisão da emissora, João Gomes, o projeto - que consiste na exibição de vídeos-curtos nas programações -, este é "só o começo de um mote do bem"."O Bem Inspira vai mostrar, em nossos programas jornalísticos e de entretenimento, iniciativas de pessoas que fizeram ou fazem ações para que o mundo se torne melhor. Pelo menos 6 milhões de pessoas permitem que entremos em seus lares e, agora, elas vão poder se inspirar com estes exemplos", disse ao CORREIO.Os vídeos de O Bem Inspira são curtos e, segundo João, serão exibidos dentro da programação da emissora. A campanha não tem uma regularidade, mas o diretor garante: pode aparecer em qualquer programa da TV Bahia, incluindo os de esporte, sempre que um bom exemplo de solidariedade for identificado. 

"Não é fixado para ser todos os dias, mas trarão sempre um conteúdo leve e do bem", garante ele, citando como exemplo a campanha 'Sou Mulher, Quero Respeito', que aborda a violência contra as mulheres, lançada pela tv em abril de 2017.

João acrescentou, ainda, que o público vai poder participar sugerindo pessoas e instituições que realizem ações em prol do bem geral. 

Em mensagem por vídeo, o presidente da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Júnior,  parabenizou as pessoas que, direta ou indiretamente, promovem ações solidárias.“É a maneira que nós encontramos de contribuir, nós temos um grande foco denro deste papel de responsabilidade social, é um passo para fazermos o bem na nossa cidade”, destacou o presidente da Rede Bahia.Lançamento Durante o coquetel da campanha - que teve apresentação de Camila Marinho e outros jornalistas da casa -,  dezenas de benfeitores, de diversas áreas, foram homenageados com uma placa de honra. Major Denice Santiago, comandante da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, comentou a importância da iniciativa.

"Eu vejo como mais uma contribuição para uma corrente do bem, porque nós precisamos de exemplos para nos inspirarmos sempre, e o alcance da televisão pode ser um aliado muito valioso. Nós precisamos atrair o máximo de pessoas para este caminho", pontuou a major, que esteve no evento.

A superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Maria Rita Pontes - sobrinha de Dulce -, também participou do lançamento de O Bem Inspira. Para ela, a campanha vem como uma "proposta valiosa". Representantes de mais de 40 instituições de caridade foram homenageados (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) "Eu achei inspirador. A iniciativa é um reforço muito grande, especialmente por vir em um momento onde vivemos tanto a violência e temos pouca paz", afirmou Rita, acrescentando que acredita no alcance da televisão.Representantes de pelo menos 40 instituições solidárias, entre elas Unicef, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac), Mansão do Caminho, Projeto Axé e Ilê Aiyê, além de influenciadores digitais com trabalhos voltados para o empoderamento, também estiveram presentes.

'O bem é filho do amor' Médium espírita brasileiro, Divaldo Franco disse ao CORREIO que é "fundamental que a televisão se volte para este tipo de demonstração de amor". Segundo Divaldo, O Bem Inspira vai ter um papel importante na dissiminação de ações de solidariedade que, acredita ele, não são de conhecimento do grande público."A demonstração do bem é de toda importância. O amor é vida, e o bem é o filho mais importante do amor. É disso que precisamos", reiterou o médium, que também foi homenageado. Jornalistas apresentaram O Bem Inspira (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Para demonstrar como é que se faz o bem, a campanha escolheu as histórias da estudante Ana Rosa, 22 anos, da professora Nildete Santos e do comerciante Wilson Brandão, 58.. Cada um, ao seu modo, e dentro de suas limitações, realizam ações que demonstram que a união faz a força.

Para a jovem, o start de fazer alguma coisa pelo próximo foi dado há dois anos, quando criou o Netos Por Escolha. A inicitiva é de jovens que visitam abrigos de idosos e contribuem, não só alimentos e outros donativos, mas também com atenção e amor."Meu avô têm alzheimer, e tudo começou porque eu via o quanto eles [idosos que sofrem de alguma limitação] têm necessidade de dar carinho, e o quanto são carentes", diz.O Netos Por Escolha, que funciona na casa da jovem, também está presente em São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. Todo engajamento da rede é feito por meio de páginas nas redes sociais, assim como o cronograma de doações - feitas de 15 em 15 dias.

"Em Salvador, nós ajudamos três abrigos fixos. Nos outros estados, o projeto é organizado por pessoas que, ao conhecer, se inspiraram e quiseram fazer o mesmo", explica Ana, acrescentando que são 160 voluntários só na capital.

"O que mais me deixa feliz de estar aqui hoje é poder contribuir e mostrar às pessoas que a gente pode, sim, cada um ao seu modo. Eu, enquanto mulher, jovem, sou muito realizada em ser uma válvula precursora de tudo isso", comemora. Ana Rosa é criadora do Netos Por Escolha (Foto: Arisson Marinho/CORREIO) Outras formas de amor Já o empresário Wilson Brandão, 58, pensou em contribuir com o mundo melhor a partir da transformação de espaços públicos degradados. Foi aí que, há dois anos e oito meses, criou o Hortas Urbanas.

A ideia inicial foi pegar um terreno baldio no bairro da Pituba, onde tudo começou, e tornar um lugar pronto produzir alimentos orgânicos. Hoje são 13 hortas, sendo quatro delas dentro de escolas municipais, além de 60 locais indicados.

Para tanto, o projeto tem uma parceria com a Secretaria Municipal Cidade Sustentável (Secis), e a ajuda de cerca de 40 voluntários."Além de ambiental, é um produto social que dialogam entre si. O Bem Inspira é a oportunidade dessa relação ser de conhecimento do máximo de pessoas. É uma luz no fim do túnel", acredita ele.A terceira inspiração da campanha da TV Bahia vem do Subúrbio Ferroviário de Salvador, em Alto de Coutos, e diz muito sobre amar os próximos. Há 19 anos a professora Nildete Santos, que não pôde estar presente no evento, abriu as portas de casa para acolher, com o próprio salário mínimo, crianças desabrigadas.

A Creche Escola e Orfanato Mãe Nildete atende, atualmente, pelo menos 120 crianças - que ganham, diariamente, alimentação, cuidado, amor e atenção.

Uma das voluntárias, a empresária Maria Luiza Alvim conheceu a história há oito anos e garante que se inspirou.

"Eu estava à procura de um lar para oferecer doação. Na época, Nildete estava prestes a fechar as portas por falta de dinheiro. Mas às custas de muita luta, e muita ajuda, isso não aconteceu. Hoje temos uma estrutura melhor", lembra ela, acrescentando que a sede própria existe graças às doações. Em abril deste ano, ao participar do quadro Mandando Bem, do programa Caldeirão do Huck, a casa ganhou investimento e, segundo Maria, melhorou ainda mais.

"Foi importante para finalizar coisas na estutura que ficaram esperando. Atualmente, somos um grupo de oito voluntários fixos. A construção [da sede] custou R$ 300 mil, tudo veio em forma de materiais doados e promoção de ações para arrecadar verbas. Poder servir de exemplo para outros é essencial para o crescimento de uma rede do bem".