O decanter pode “matar” o seu vinho; saiba quando usá-lo

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Paula Theotonio
  • Paula Theotonio

Publicado em 14 de março de 2019 às 11:43

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

(foto/divulgação)

Um dos aparatos mais charmosos do universo dos vinhos, os decanteres de vidro ou cristal criam toda uma atmosfera chique na hora de servir um rótulo especial. Porém nem sempre eles são necessários, e usados da maneira incorreta, podem “matar” a bebida – tirando dela seus aromas e sabores.

QUANDO USAR O DECANTER

Se você tem um vinho de guarda mais antigo, com mais de 10 anos, ele já está repleto de sedimentos no fundo da garrafa. Aqui, o decanter é ideal para separar o líquido deste material que não é bem-vindo na degustação.

Aqui, alguns cuidados. Primeiro, deixe a garrafa na vertical por algumas horas antes de abri-la. “Na hora de transferir o vinho, costumo retirar a cápsula para que o gargalo fique aparente. Deixo uma fonte de luz sob o pescoço da garrafa – uma vela ou até luz de celular – e vou acompanhado, parando antes que esses sedimentos passem”, conta a sommelière Juliana Britto.

Nestes casos, todo cuidado é pouco. Vinhos mais velhos não gostam de grandes quantidades de oxigênio de uma vez ou agitações severas. Use um decanter menor, que basicamente só substitui a garrafa.

Outro momento interessante para uso do decantador é quando você tem um vinho Reserva ou Gran Reserva, que possui bastante estrutura e potência; ou com pelo menos 12 meses de estágio em barris de carvalho. Aqui, o decanter expõe a bebida a mais oxigênio, soltando seus aromas mais sutis e deixando os taninos mais suaves no paladar.

Bebidas amadeiradas elaboradas com uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Syrah e Tannat podem se dar super bem com o aparato. Evite colocar vinhos de cepas mais delicadas, como Pinot Noir.

Aqui, não precisa de tanta delicadeza na hora de verter o vinho no decanter. Apenas deixe que a bebida escorra pelas paredes do recipiente, permitindo mais entrada de oxigênio. E, ao final, caso ache ainda necessário e o vinho for muito “fechado” em aromas, agite o decanter como faz com as taças.

QUANDO NÃO USAR UM DECANTER

Nunca, jamais, em vinhos jovens. É um assassinato!

Vinhos jovens estão prontos para serem bebidos. Não têm sedimentos que precisam ser decantados (a não ser que estejamos falando de vinhos não-filtrados, mas não vem ao caso). Quando aerados, evoluem muito rapidamente e já chegam à taça oxidados. Vá por mim: você não vai sentir aromas ou sabores no vinho jovem que tiver passado no aerador ou decanter, ele perderá toda e qualquer expressão que tiver. Em outras palavras: morre.

POR QUANTO TEMPO DECANTAR

Vinhos separados de seus sedimentos devem ser apreciados quase que imediatamente após serem vertidos no decanter. Em seu auge de envelhecimento, não precisam mais ser aerados.

Se for aerar vinhos potentes e jovens no decanter, em meia hora - no máximo - você já tem um bom resultado. Consuma-o rapidamente após este processo, já que a oxidação foi acelerada. Já os mais encorpados ou alcoolicos podem pedir mais algumas horas de “respiração”. “Minha dica é colocar a bebida no decanter e ir provando, aos poucos, até sentir que ela realmente está mais aromática”, indica Juliana Britto.