O dia em que Shakespeare desembarcou em Salvador

Estreia de Sonho de uma noite de verão recriou, no Gregório de Matos, clássico shakespeariano

  • Foto do(a) author(a) Fernanda Santana
  • Fernanda Santana

Publicado em 30 de março de 2019 às 07:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Arisson Marinho/CORREIO
.

Se um dia ficou aborrecido por ter uma de suas clássicas obras adaptadas para o Carnaval de Salvador, William Shakespeare finalmente deu o aval do perdão.  “Shakeaspere deve estar feliz com a gente”, brincou Adriana Falcão, roteirista e escritora que, em 2006, assinou a primeira paródia do shakespeariano Sonho de Uma Noite de Verão. Nesta sexta-feira (29), no Teatro Gregório de Matos, a obra foi transformada no musical Sonho de uam Noite de Verão na Bahia, assinado por João Falcão, e Salvador virou terra de semideuses. 

A adaptação de João Falcão, conhecido por trabalhos como o filme A Máquina e a minissérie O Auto da Compadecida, venceu,  junto ao grupo baiano Coletivo 4, um edital do projeto Fábrica de Musicais lançado pela Gregório de Matos, em setembro de 2018. A ideia era justamente impulsionar o teatro musical na Bahia. No caso, a um teatro encenado por semideuses gregos que chegam à folia soteropolitana, por acaso, dispostos a descobrir se existem mesmo seres-humanos. Descobrem muito mais. Você duvida?

A saga é acompanhada por clássicos musicais. Uma mistura dirigida pelo músico Yacoce Simões. É Bossa Nova com pagodão, pagodão com Axé e Axé com Michael Jakson. “Acho que o musical é muito rico. Porque é preciso desenvolver todas as habilidades de um artista. Esperamos que venha cada vez mais projetos como esse. É mais uma possibilidade para nós, artistas baianos”, falou a cantora Cláudia Cunha, parceira de Yacoce em outro espetáculo meio teatral e totalmente musical, o Duas e Dois.

[[galeria]]

O teatro lotado viu o grande herói ateniense Teseu como um corrupto espertalhão baiano, Demeter como um digital influencer chifrudo, rei e rainha com dilemas mortais e as brigas de amores correspondidos e não correspondidos. Também viu o carnaval revelado em suas estrenhezas e belezas: o barulho eterno, as pulseirinhas de Camarote, os abadás, a fantasia do Ilê Ayê, vestida por Oberon, interpretada pela baiana Ana Mametto. Sem falar na Praia da Gamboa, cenário de um amor proibido. O resto é spoiler.“Acho que o projeto da Fábrica de Musicais é um bom ponto de partida. Os musicais precisam ser bem produzidos, porque precisa de corpo técnico, de aparato, o que requer dinheiro. As produções precisam de dinheiro para brilhar. As produções precisam de suporte para brilhar”, afirmou o diretor musical Luciano Bahia, parceiro de João Falcão na peça A Ver Estrelas.  O presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, compartilhou a ideia, quando convidado ao palco depois do espetáculo. E incentivou os artistas a persistirem em seus projetos: "Isso aqui é só o ponto de partida. É uma ideia minha de muito tempo incentivar os musicais. Eu acho um gênero fantástico que tem tudo para dar certo aqui. Vocês, artistas, é que têm que segurar os projetos, briguem pelos projetos".

Os artistas personificaram uma baiana shakesperiana, mas ainda completamente baiana. “Acho que temos uma riqueza muito grande, somo um celeiro musical. A música, o musical, já está na gente”, metaforizou o ator Frank Menezes, antes do início da peça. O espetáculo segue em cartaz até o dia 28 de abril. 

O diretor João Falcão agradeceu à plateia, que aplaudiu de pé: “Salve, Salvador. Bahia, salve”. Antes, as fadinhas de Oberon descobriram que não conheceriam apenas os humanos, mas os humanos soteropolitanos. Tudo bem. A essa altura, já eram todos baianos.  

Serviço

ESPETÀCULO: Sonho de uma Noite de Verão na Bahia, um musical de João Falcão.

DIREÇÂO: João Falcão

ONDE: Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves s/n – Centro, Salvador/Ba)

QUANDO: 29/03 a 28/04 (quinta a domingo), às 19h - estreia no dia 29/03 para imprensa e convidados | sessões vespertinas: 30/03, 06/04, 13/04, 20/04 (sábado) e 28/04 (domingo) – às 16h

QUANTO: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia-entrada) mediante apresentação de documento oficial com foto

VENDAS: www.sympla.com.br/sonhonabahia

Informações: A bilheteria funciona nos dias de espetáculo, duas horas antes da apresentação. Telefone: (71) 3202-7888 Classificação indicativa: Livre

*Com supervisão do editor Roberto Midlej