O filme que me formou: O Homem que Mudou o Jogo e O Aviador

Na matéria que fecha a série especial, confira mais duas indicações de longas que motivaram o sucesso de empreendedores baianos

  • Foto do(a) author(a) Priscila Natividade
  • Priscila Natividade

Publicado em 21 de maio de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Na última reportagem da série de matérias sobre filmes que marcaram a trajetória de empreendedores baianos, os empresários Genário Santos Júnior e Plínio Bevervanso contam como os longas O Homem que Mudou o Jogo e O Aviador inspiraram seus negócios. Acompanhe: 

O Homem que mudou o jogo (Moneyball, 2011, 2h13)

Billy Beane (Brad Pitt) é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com a missão de reformular o time e com pouco dinheiro em caixa, Beane desenvolveu um método não muito convencional para melhorar o desempenho do grupo:  um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.  (Divulgação) Acho que vários filmes podem inspirar e encorajar jovens empreendedores. Entre eles eu citaria O Homem que Mudou o Jogo. O longa foi uma inspiração durante o meu processo de implantação do negócio.  O filme conta a história de um treinador que tenta reestruturar um time de baseball com novos jogadores.Pensando uma nova maneira de obter bons resultados e sem dispor de  recursos suficientes para a contratação de grandes atletas, ele monta uma estratégia para compor a equipe.  Nesse momento,  me deparei com a realidade do empreendedor contemporâneo, que em meio a uma crise econômica e com todos os custos para implantação de um negócio  precisa pensar nas melhores estratégias de uso do capital disponível. Ele precisa ser assertivo  se quiser obter um bom resultado para o seu negócio, sobretudo, no que diz respeito à  captação de clientes e à implantação de uma nova marca no mercado.  Outra característica marcante desse filme para a Farma Animal foi a de não pensar na potencialidade individual de cada membro da nossa equipe de trabalho, mas o resultado do trabalho em grupo. A capacidade de resolver problemas e a versatilidade da nossa equipe foram essenciais  na condução  do processo de implantação. Me recordo das reuniões mensais que fazemos para discutir o andamento das atividades e os nossos  indicadores.  Como temos atividades paralelas à Farma Animal, essas foram características muito importantes para obter resultados encorajadores diante da nossa proposta e o espaço que conquistamos no mercado. 'O longa foi uma inspiração durante o processo de implantação do meu negócio' (Foto: Divulgação) Genário Santos Júnior  é um dos sócios da Farma Animal. A farmácia de manipulação exclusivamente veterinária foi inaugurada em 2017. Após quase um ano de implantação, a empresa, que foi destaque em eventos de empreendedorismo, se prepara agora para novas estratégias no segmento de produção de medicamentos veterinários manipulados. 

 O Aviador (The Aviator, 2005, 2h45)

Dirigido por Martin Scorsese, O Aviador  conta a história real de Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), um excêntrico milionário da América dos anos 30.  Rico desde os 18 anos e apaixonado por aviões, cinema e mulheres (entre elas, duas lendas de Hollywood: Katharine Hepburn e Ava Gardner), Hughes também tinha um comportamento obsessivo que o levaria ao isolamento.  (Foto: Divulgação) Quando assisti este filme pela primeira vez, pensei que por mais inovador e empreendedor que ele fosse, ele ainda era louco demais, então não me inspirou tanto de primeira. Porém, um ano depois, passei por dificuldades bastante sérias na empresa e um dia parei para reassistir o  filme, buscando retomar meu espírito de empreendedorismo que tinha ficado um pouco abalado pelos problemas.A história do filme me inspirou a entender que mesmo diante de muitas dificuldades, podemos reagir e ter ideias e acreditar. Podemos bater recordes e fazer aquilo que poucos acreditam ser possível, basta correr atrás, persistir e insistir. Sou empreendedor desde quando tinha 7 anos de idade. Iniciei o  Grupo BB, Indústria plástica de produtos promocionais, com apenas três funcionários.  Hoje, com mais de 17 anos no mercado,  conseguimos alcançar a  capacidade para atender um volume alto de pedidos, com uma estrutura sólida e organizada, que permite também manter um alto padrão de qualidade. Também somos pioneiros no segmento com uma linha de produtos eco sustentáveis. O filme o Aviador também serviu de reflexão para medir quanto o empreender toma sua vida e até onde vale a pena empreender. Temos que tomar cuidado. Como empreendedores natos às vezes colocamos isso acima de nós mesmos e isto é um risco, que precisa ser bem calculado. Normalmente não calculamos muito bem quando somos novos e com o passar do tempo, ao adquirirmos experiência, vamos dosando melhor. 'Mesmo diante das dificuldades, podemos reagir, ter ideias e acreditar' (Foto: Divulgação) Plinio Bevervanso  é diretor comercial do Grupo BB. A empresa é a pioneira no desenvolvimento de  linha industrializada de produtos plásticos eco sustentáveis. Chamada de Linha Green, os produtos substituem 50% do volume de plástico por fibra de coco ou de madeira de reflorestamento.