O gueto, a rua, a fé: conheça a história de 'O Canto da Cidade'

carnaval
21.02.2017, 06:18:00
Atualizado: 22.02.2017, 07:12:35

O gueto, a rua, a fé: conheça a história de 'O Canto da Cidade'

Série de matérias e vídeo-reportagens vai homenagear canções escolhidas pelos leitores como melhores dos últimos 30 anos de Carnaval

Quinta mais votada pelos leitores como a melhor música de Carnaval dos últimos 30 anos, a história da canção O Canto da Cidade é a primeira a ser contada na série de matérias e vídeo-reportagens produzidas pelo CORREIO para homenagear a festa momesca deste ano, que tem como tema Cidade da Música, título concedido a Salvador pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 2015.

O autor da primeira versão da música, o compositor Tote Gira, conta o processo de composição e adaptação da letra do sucesso, feita por Daniela Mercury, que marcou e continua a marcar os verões baianos. Confira no vídeo:

O autor
Poucos sabem, mas a primeira versão do Canto da Cidade é de Tote Gira, 56. Nascido Antônio Jorge Souza dos Santos, o compositor passou a adotar o nome artístico aos 15, quando já figurava no cenário musical baiano, tocando em rodas de samba. Autor da música imortalizada na voz de Daniela Mercury, o compositor começou sua carreira precocemente aos 12 anos, quando já escrevia suas próprias letras.

A carreira de Tote como compositor foi impulsionada no início dos anos 90 após o Canto da Cidade, quando foi convidado a levar seu talento para a companhia Dance Brazil, sediada em Nova Iorque, na qual trabalhou por 20 anos escrevendo trilhas sonoras de espetáculos de dança. Foi por lá que o compositor gravou seu primeiro disco, o álbum Pivete, inspirado no livro Capitães de Areia, de Jorge Amado.

De lá para cá, Tote se especializou em vários instrumentos e tornou-se multi-instrumentista, com mais de 350 canções e 20 álbuns gravados dentro e fora do país.

Tote é o compositor da música (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO)

Dessas, sua obra mais conhecida, sem dúvida, é O Canto da Cidade. Emocionado, ele conta que, no dia 8 de janeiro deste ano, ao interpretar a canção durante um projeto no Teatro Castro Alves (TCA), nem precisou cantá-la toda, foi só iniciar que o público levou.

“Isso me veio com satisfação e certificação. Não dá para explicar a sensação. Dá para dizer que a missão foi cumprida. Eu só agradeci a Deus e pedi que me permitisse repetir as mesmas doses por mais vezes para fazer mais gente sorrir na minha passagem por aqui”, comemora.

Entre outras canções compostas por ele estão a música Romance do Ilê, presente no disco Canto Negro (1988), um dos mais aclamados do grupo Ilê Aiyê. Outros destaques como a música Me Ama, feita para a banda Cheiro de Amor; Melô da Escolinha, gravada pelo Harmonia do Samba; A Mulher e o Assalariado, para a Banda Mel; Na Pisada do Negro, do Viola de Doze. Atualmente, o compositor estuda violão clássico e faz curso de formação em filosofia.

O seu álbum mais recente é o CD Clássicos do Gueto, que homenageia o empresário Clarindo Silva, figura conhecida da Bahia, dono do Restaurante Cantina da Lua, no Pelourinho, um dos pontos de encontro e referência da resistência cultural do bairro.

Assista ao clipe de O Canto da Cidade


Abaixo, conheça a letra original da canção:

A cor dessa cidade sou eu
O canto dessa cidade é meu
O som que vem do tambor
O canto que ecoou
O chão, a praça e a cor bonita
O tom da pele na flor tem vida
Ela é bonita
Aê aê negro é Salvador
Aê aê o verdadeiro amor
Não diga que não me quer
Não diga que não quer mais
Eu sou o silêncio da noite
E o Sol da manhã
Mil voltas o mundo tem, mas tem um ponto final
Eu sou o primeiro que canta
Eu sou o Carnaval


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/reporter-da-globo-agradece-devolucao-de-celular-no-bonfim-obrigado-e-pouco/
Filho de Gandhy recuperou aparelho que seria levado durante a Lavagem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-sertanejo-marciano-morre-aos-67-anos/
Segundo o filho, ele sofreu um infarto fulminante nesta madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voltar-e-um-presente-diz-criolo-sobre-show-em-salvador-nesta-sexta/
Rapper paulista apresenta turnê Boca de Lobo, inédita na cidade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-assassino-e-alguem-proximo-diz-pai-de-crianca-encontrada-morta-em-alto-de-coutos/
Corpo de menina de 10 anos foi encontrado com blusa suspensa e short na altura da virilha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/fotografo-grava-o-proprio-assalto-durante-lavagem-do-bonfim-assista/
Profissional estava testando a tecnologia 360° quando foi atacado; ele teve três dedos da mão quebrados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/unbreakable-kimmy-schmidt-netflix-divulga-trailer-da-ultima-temporada/
Episódios estarão disponíveis a partir de 25 de janeiro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sexualizacao-de-mc-melody-vira-assunto-em-canais-de-youtubers-gringos/
Felipe Neto também se pronunciou sobre a situação e resolveu baní-la de seu canal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lider-de-quadrilha-que-executou-cabo-gonzaga-e-morto-em-operacao-da-policia/